Centro de Referência para Dengue de Santo André atende 65 pessoas no primeiro dia

Publicado em: 15/03/2024

Equipamento localizado na região central é referência para munícipes que estejam com sintomas da doença 

 

O equipamento tem como objetivo atender moradores de Santo André com sintomas da dengue (foto: Eduardo Merlino/PSA)

Fruto de parceria entre a Prefeitura e a Fundação do ABC, o Centro de Referência para Dengue de Santo André abriu as portas em 11 de março para atender munícipes com suspeita da doença. No total, 65 pessoas procuraram o equipamento no primeiro dia e seis tiveram o diagnóstico confirmado após análise clínica e/ou exames como teste rápido, sorológico e PCR.

O prefeito Paulo Serra e o secretário de Saúde, Gilvan Junior, vistoriaram o equipamento no primeiro dia de funcionamento. “Agimos muito rapidamente para abrir este centro de referência com a qualidade de atendimento que o munícipe andreense já conhece. Neste equipamento conseguimos criar um protocolo de atendimento para o diagnóstico e tratamento da dengue, dando agilidade ao processo, desafogando as UPAs e tratando as pessoas com dignidade e respeito que elas merecem”, comentou Paulo Serra.

“Santo André mais uma vez se torna pioneira no cuidado com as pessoas. Esse centro é a nossa referência e dará todo o suporte para o munícipe que esteja com os sintomas da dengue. Aqui será feito o acolhimento, consultas médicas, exames e medicação, de acordo com a indicação de cada paciente, inclusive utilizando testes rápidos para facilitar o diagnóstico. Assim como fizemos na pandemia, não medimos esforços para cuidar da nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Além de oferecer o tratamento, Santo André tem intensificado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como também de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. Mais de 40 mil imóveis já foram fiscalizados na cidade, com centenas de pontos de bloqueio e orientações, como eliminar pratos dos vasos de plantas, deixar a caixa d’água fechada, manter materiais recicláveis em sacos fechados, entre outros.

INAUGURAÇÃO

O Centro de Referência para a Dengue é o primeiro equipamento do tipo no ABC Paulista. O espaço está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Mais informações nos telefones (11) 4435-1500 e (11) 4435-1501, que atendem no mesmo horário de funcionamento do equipamento.

CONSCIENTIZAÇÃO

Na manhã de 9 de março, aproximadamente mil pessoas participaram de ação de conscientização e prevenção à dengue em Santo André. Equipes foram espalhadas por diversos pontos da cidade, munidas de material informativo e velas de citronela – que funcionam como repelente ao mosquito – produzidas pela equipe do Núcleo de Inovação Social. Além da distribuição dos itens, os voluntários ainda conversaram, instruíram e tiraram dúvidas de pedestres e motoristas.

“Essa ação é importante. A conscientização surte muito efeito, porque diferentemente da pandemia da Covid, que (a doença) passava de uma pessoa para outra, a dengue tem um agente transmissor, que é o mosquito. Nós conseguimos enfrentá-lo se tirarmos a água parada nos locais na cidade. Então só depende da gente. Dez minutos por semana são suficientes para dar uma geral em casa, no vizinho, na igreja, padaria, açougue, para não deixar a água parada. Desta forma, a doença vai diminuir e evitaremos o aumento dos casos”, finalizou o prefeito Paulo Serra.