Centro Hospitalar de Santo André terá Hospital-Dia

Publicado em: 20/02/2015

Com previsão de entrega neste primeiro semestre, o Centro Hospitalar Municipal (CHM), ex-Santa Casa de Misericórdia de Santo André, abrigará uma unidade de Hospital-Dia (HD). Trata-se de serviço em que o paciente é internado pela manhã e recebe alta no fim do dia ou início da noite para realização de cirurgias de baixa complexidade. A nova ala funcionará no segundo andar do complexo, área desativada em que funcionava o centro obstétrico.

O CHM será o primeiro equipamento público municipal a oferecer essa modalidade de atendimento ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) de Santo André. Na cidade, o Hospital Estadual Mário Covas e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) – duas parcerias entre Governo do Estado e Fundação do ABC – possuem o serviço de cirurgias eletivas rápidas e de internação parcial. No Grande ABC, a mesma filosofia é empregada no Hospital de Ensino da FUABC, em São Bernardo, e no Quarteirão da Saúde de Diadema.

No caso específico do CHM, o projeto arquitetônico para mudança estrutural do espaço físico, em fase final de execução, prevê duas salas cirúrgicas para procedimentos de baixa e média complexidade, como hérnias, varizes, hemorroidas e vasectomias. Também haverá duas novas salas para realização de exames com alta demanda entre os agendamentos, como endoscopia.

O diretor do CHM, o médico José Antonio Souto Tiveron, acredita que o Hospital-Dia contribuirá para melhorar o fluxo interno de atendimentos aos pacientes, inclusive desafogando a demanda no centro cirúrgico principal, composto por cinco salas para intervenções de maior complexidade.

Neste início de ano, o secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, junto ao diretor, realizou vistoria na área que sofrerá intervenções. “Trata-se de um espaço nobre dentro do hospital e que abrigará o novo serviço”, reforçou o gestor. O centro obstétrico foi transferido para o Hospital da Mulher em 2008, quando de sua inauguração.