Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário chega à final de premiação no HIS 2021

Publicado em: 01/10/2021

Projeto oferece atendimento médico virtual às unidades prisionais do Estado e contribui com a redução de custos para transporte de pacientes privados de liberdade

 

Entre março e agosto foram realizadas 288 teleconsultas

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, esteve entre os cinco finalistas da 7ª edição do Healthcare Innovation Show (HIS 2021), o mais importante encontro da comunidade de saúde e tecnologia hospitalar no Brasil. O projeto sobre implantação de consultas médicas via telemedicina concorreu à premiação máxima na categoria “Governança Corporativa: instituição e projeto”. O evento foi transmitido virtualmente entre os dias 21 e 23 de setembro.

O serviço conta desde março com projeto piloto de telemedicina. Desde então, os privados de liberdade custodiados atendidos presencialmente na unidade, localizada na Capital, têm as consultas de retorno agendadas em formato on-line, como determina a legislação brasileira. Entre março e agosto foram ofertadas 752 vagas em atendimento de teleconsulta, sendo realizadas 228 teleconsultas. O projeto contempla as 178 unidades prisionais do Estado de São Paulo, sendo que mais de 60 já estão realizando consultas pela nova modalidade. O CHSP disponibiliza consultas nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia, Dermatologia, Infectologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Tisiologia, Psiquiatria e Urologia.

Por ser um hospital específico para atendimento de pacientes privados de liberdade, a nova modalidade de consulta tem sido incentivada sob comprovação de seu potencial em superar distâncias, considerando a infraestrutura e as despesas necessárias para o deslocamento de pacientes oriundos de todas as regiões do Estado de São Paulo, inclusive com empenho de escolta armada para o trajeto. Desta forma, o projeto oferece cuidados em saúde em menor tempo e com otimização de recursos públicos.

Segundo o projeto, apenas entre janeiro e maio de 2021 a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado gastou cerca de R$ 1,6 milhão em mais de 14 mil escoltas armadas para transporte de pacientes entre as cidades do interior do Estado e Capital, considerando o CHSP, clínicas, hospitais públicos e demais serviços.

INVESTIMENTO

O projeto de telemedicina do CHSP custou inicialmente cerca de R$ 21,8 mil. Foram alocados recursos para construção da rede de logística, suprimentos, locação de computadores e impressoras, além da aquisição do pacote Office com a ferramenta Microsoft Teams, utilizada para realização dos teleatendimentos. Atualmente a unidade busca adquirir ferramentas para tramitação de documentos que necessitam de certificação digital para envio.

“A inovação do atendimento médico remoto com a otimização de avaliação médica e viabilização de renovação das prescrições, bem como a oportunidade de reduzir deslocamentos de unidades prisionais com pacientes privados de liberdade, de fato têm reduzido custos logísticos e operacionais, além de reduzir a taxa de absenteísmo nas consultas de retorno. O apoio e a parceria da Coordenadoria de Saúde da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Estado da Saúde garantem a sustentabilidade do projeto, cujos indicadores são apresentados constantemente para articulação de ações de melhoria de desempenho dos atendimentos”, disse a gerente de processos do CHSP, Elaine Cristina dos Santos.

A iniciativa é baseada em ferramentas autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e regulamentada pela Lei Federal 13.989/20, além de diretrizes enviadas pela Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde de São Paulo (CGCSS).

O projeto vencedor da categoria no HIS 2021 e que concorreu com o CHSP pertence ao Hospital Marcelino Champagnat, localizado em Curitiba, no Paraná.