Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário faz ‘Campanha de Controle de Infecção Hospitalar’

Publicado em: 29/05/2015

As equipes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Epidemiologia do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) organizaram de 4 a 8 de maio a “Campanha de Controle de Infecção Hospitalar”, cujo objetivo foi reforçar a importância de medidas preventivas – muitas delas bastante simples, como a higiene das mãos – junto aos colaboradores da unidade.

Ao todo foram 15 palestras realizadas nos turnos na manhã, tarde e noite, a fim de abranger todos os funcionários do CHSP. Entre os temas apresentados estiveram “Técnica da higiene das mãos com álcool luminol e caixa preta”, “Prevenção de infecção de corrente sanguínea (IPCS)”, “Prevenção de pneumonia (PNM e PAV)” e “Prevenção de infecção do trato urinário (ITU)”.

Participaram como palestrantes enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais da unidade. O encerramento da Campanha de Controle de Infecção Hospitalar contou com entrega de brindes, distribuição de panfletos com orientações sobre prevenção às infecções, e uma mensagem final do SCIH aos colaboradores: “Com medidas simples e trabalho em equipe vamos conseguir combater as infecções”.