Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário ganha Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Publicado em: 20/12/2018

Projeto de transporte institucional e redução da poluição atmosférica leva premiação máxima no 11º Seminário Hospitais Saudáveis

 

Evento da Secretaria de Estado da Saúde foi promovido no auditório do Hospital Santa Catarina, em São Paulo

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo (CHSP), gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, acaba de receber pela primeira vez o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito nacional e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e sustentabilidade. A entrega ocorreu durante a 11ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), promovido dias 5 e 6 de dezembro no auditório do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

O projeto elaborado pela unidade tem como objetivo contribuir com a redução da emissão de gás carbônico a partir do uso de veículo institucional contratado pela unidade para deslocamento de funcionários da estação do Metrô Carandiru até o CHSP. O trajeto de um quilômetro que os funcionários realizariam a pé é feito pela van em sete minutos.

Antes, os colaboradores optavam pelo deslocamento com veículo próprio, por questões de tempo e segurança. A ideia é, justamente, evitar que o funcionário se desloque desta forma. Atualmente cerca de 200 colaboradores da unidade utilizam o transporte público para chegar ao trabalho.

De 2014 até hoje – período que o projeto está em vigor – calcula-se que a redução de emissão de gás carbônico (CO₂) no ar chegue a 323 toneladas por ano. Os dados foram baseados no percurso médio de deslocamento dos trabalhadores até a unidade (30 km), considerando a emissão diária de 10,9kg de gás carbônico por carro.

“Além de contribuirmos com o meio ambiente, temos como resultado a redução do tempo de percurso do deslocamento de funcionários e a otimização de vagas do estacionamento do hospital. Se cada funcionário fosse com o seu próprio veículo da sua casa até a unidade, estaríamos despejando toneladas de partículas de poluição a mais no ar que respiramos”, explicou a coordenadora de Qualidade do CHSP, Elaine Cristina dos Santos.

Ao todo, foram inscritos 81 projetos de todo o País, sendo 15 reconhecidos com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente.

PLACAS E MENÇÕES HONROSAS

No mesmo evento, as mantidas da Fundação do ABC receberam 11 placas referentes ao cumprimento do “Desafio a Saúde pelo Clima” e “Desafio Resíduos”, campanhas mundiais coordenadas no Brasil pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. O reconhecimento é feito mediante avaliação de dados inseridos pela unidade na plataforma digital destinada às iniciativas.

Receberam as placas: AME Praia Grande, AME Mauá, Faculdade de Medicina do ABC, Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), UPA São João de Guarulhos, Hospital Nardini de Mauá, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) e Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá – sendo os três últimos vencedores dos dois desafios.

As unidades da FUABC também receberam dez menções honrosas pelo desenvolvimento de projetos de relevância ambiental. Cinco foram destinadas ao CHSP e as demais para: HEMC, Hospital Estadual de Francisco Morato, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, Contrato de Gestão São Mateus e AME Mauá.