Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário organiza café da manhã especial para funcionárias

Publicado em: 13/03/2015

Sob gestão da Fundação do ABC desde novembro de 2014, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) marcou o Dia Internacional da Mulher com café da manhã especial para as funcionárias. Foram dois dias de comemorações no equipamento do Governo do Estado – 9 e 10 de março –, com participação maciça das colaboradoras.

Realizado no refeitório da unidade, o primeiro dia de homenagens contou com 111 mulheres participantes, enquanto o café da manhã do segundo dia reuniu 125. Ao todo são 299 mulheres contratadas pela FUABC no CHSP, além de outras 31 agentes de segurança vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária e 44 colaboradoras terceirizadas da empresa Vivante.

Apesar do foco em homenagear as mulheres da unidade, o café da manhã também foi aberto aos homens que atuam no CHSP, favorecendo a maior integração entre as equipes. Além disso, todas as funcionárias puderam participar do sorteio de uma cesta de produtos de higiene e beleza.

LUTA FEMININA

O 8 de março é celebrado pelas Nações Unidas desde 1975 como Dia Internacional da Mulher, em memória às operárias de uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos, que fizeram grande greve por direitos trabalhistas e foram queimadas. O intuito da data não é apenas comemorar a luta feminina. O maior objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, através de conferências, debates e palestras organizadas em vários países, levando em conta que a mulher ainda sofre preconceito e desvalorização no mercado de trabalho.

CAISM São Caetano dedica semana às mulheres

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) de São Caetano organizou semana totalmente dedicada às mulheres, com palestras, oficinas e bate-papo, entre outras atividades. As ações ocorreram de 9 a 13 de março, com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano, do Instituto Lado a Lado pela Vida, do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), Faculdade de Medicina do ABC e das empresas Mary Kay, Bayer, Germed e Libbs.

Nos dias 5 e 6 de março, das 14h às 17h30, a Secretaria de Saúde de São Caetano promoveu a terceira edição do curso para gestantes, no auditório do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido. Trata-se de treinamento fundamental às futuras mamães, que conta com o apoio da Libbs Farmacêutica. Os profissionais da rede pública tratam de temas como Pré-natal de Baixo Risco, Amamentação, Pré-natal de Alto Risco, Apresentação da Maternidade, Anestesia e Analgesia no Parto, Saúde Bucal na Gestação, Aspectos Psicológicos na Gestação e Pós-Parto, Parto e Puerpério, Atendimento ao Recém-Nascido, Sala de Parto e Triagem Neonatal, além de Planejamento Familiar, Nutrição da Gestante e do Lactante e Cuidados com o Bebê.

 Fundação do ABC / Faculdade de Medicina do ABC

Na Fundação do ABC, a Presidência da instituição entregou rosas a todas as funcionárias da sede administrativa e uma mensagem de parabenização. Setor por setor, o vice-presidente Mauricio Mindrisz entregou as flores e homenageou as colaboradoras.

Já a Associação dos Funcionários da FUABC – Faculdade de Medicina do ABC fechou parceria com o Espaço Plena Vida para oferecer às associadas procedimentos de revitalização facial e massagem relaxante. Os agendamentos ocorreram dias 9 e 11 de março, no Laboratório de Fisioterapia.

Hospital da Mulher tem Oficina da Beleza

Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, preparou em 9 de março programação especial com diversas atividades gratuitas voltadas aos colaboradores, pacientes e visitantes.

As mulheres que passaram pelo hospital puderam participar durante todo o dia da “Oficina da Beleza”, que contou com aulas de maquiagem e sessões de massagem. Também houve distribuição de panfletos com orientações sobre educação alimentar e nutricional, sobre câncer de mama e a respeito da importância do aleitamento materno.

Segundo a médica Rosa Maria Pinto de Aguiar, superintendente do hospital, além da homenagem às mulheres, o evento teve papel de aproximar a instituição da população, das pacientes e funcionárias. “O Dia Internacional da Mulher é um marco histórico na luta do movimento de mulheres pela igualdade de gênero. Além disso, é ocasião importante para que possamos refletir sobre o papel da mulher na sociedade e oportunidade de aproximação da instituição com a comunidade”, ressalta Dr. Rosa de Aguiar.