Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário promove SIPAT virtual

Publicado em: 05/05/2021

A presidente da CIPA do CHSP, Rute Loureiro dos Santos Nunes, e o diretor-geral da unidade, Dr. Rogério Bigas

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerido pela Fundação do ABC desde 2014, promoveu entre 26 e 30 de abril a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Em formato virtual devido à pandemia, este ano o tema escolhido para o evento foi “Os diversos aspectos, físico, social, mental e emocional em meio à pandemia”, realizado por meio de votação virtual entre os próprios colaboradores.

A psiquiatra do CHSP, Dra. Ednéia Zanuto, elaborou o artigo principal do evento com base no tema escolhido para a edição. Os textos sobre depressão, depressão sorridente e ansiedade, além dos formulários on-line, foram elaborados pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da equipe de Segurança do Trabalho. Já o “Quiz SIPAT”, “Jogo da Conexão” e “EPIs SIPAT” foram enviados aos colaboradores para que todos respondessem questões pertinentes aos temas e a diversos outros associados à pandemia e protocolos de prevenção à Covid-19. A médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, Dra. Karin Regina Kolbe, prestou auxílio para elaboração dos materiais.

Os funcionários que responderam corretamente as questões enviadas por formulários, e em menos tempo, foram presenteados com brindes como álcool gel, máscaras, chinelos, doces, camisetas, cremes, fones de ouvido, sapatos, entre outros itens. Todos os presentes virtualmente no evento também integraram o sorteio de outros três prêmios.

Outro método de premiação ocorreu por ligações realizadas nos ramais telefônicos dos funcionários. Para cada um dos cinco dias de evento foi definida uma frase diferente. Quem falou a frase correta ao atender o ramal, recebeu mais brindes.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma das atividades anuais obrigatórias da CIPA, que é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. A Comissão tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.