Centro Hospitalar Penitenciário faz campanha de prevenção ao suicídio

Publicado em: 28/10/2016

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) chamou a atenção para a campanha “Setembro Amarelo” com palestras nos dias 22 e 29. No mês em que se destaca a importância da prevenção e da conscientização sobre o suicídio, o CHSP abordou o tema junto aos funcionários, a partir de explanações da médica psiquiatria da unidade, Dra. Ednéia Zanuto.

A médica psiquiatria do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Dra. Ednéia Zanuto

A médica psiquiatria do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Dra. Ednéia Zanuto

Ao todo, 88 colaboradores participaram das palestras batizadas “Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio”. A campanha contou com apoio da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

O suicídio é considerado um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Na maioria dos casos está relacionado a transtornos mentais – principalmente à depressão, ao abuso de álcool e drogas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não notam os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Frente a este cenário, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Iniciada no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha teve as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 conseguiu maior exposição, com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, a IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, com destaque para o dia 10 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.