Centro Universitário FMABC despede-se do Prof. Dr. Fernando Adami

Publicado em: 14/04/2023

Com sentimento de profundo pesar, o Centro Universitário FMABC e a Fundação do ABC despediram-se nesta semana do epidemiologista e pesquisador na área de saúde, Prof. Dr. Fernando Adami.

Educador Físico de formação, com Mestrado em Nutrição pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Adami era professor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) desde 2011, admitido pelo curso de Enfermagem.

Reconhecidamente, pela capacidade técnica e de pesquisa, passou a trabalhar em um escritório de estatística sediado na Pós-Graduação da FMABC, com importante colaboração para a melhoria dos trabalhos de Mestrado e Doutorado, iniciação científica e dos trabalhos de conclusão de curso da Graduação.

Prestou concurso para professor auxiliar e foi aprovado com nota máxima, percorrendo uma carreira brilhante na instituição como professor de Estatística e Epidemiologia do Departamento de Saúde da Coletividade, orientador do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, bem como coordenador do Laboratório de Epidemiologia e Análise de Dados da FMABC.

Trabalhava com indicadores na Saúde, dados epidemiológicos de doenças de grande impacto na Saúde Pública, comandou diversas parcerias e orientou muitos alunos de fora do Estado. Hoje, boa parte dos professores de Estatística e Epidemiologia da Região do Cariri, no Ceará, são ex-alunos de Fernando Adami, a partir de uma parceria firmada com a FMABC na região, assim como atuais docentes da Universidade Federal do Tocantins, Estado onde o professor desenvolveu diversos trabalhos com quilombolas, tornando-se uma referência no tema.

“O Prof. Fernando Adami contribuiu muito com a ciência nacional e regional. Conquistou o título de pesquisador Nível 1 do CNPQ, uma honraria entregue a poucos. Deixa um legado bem importante de relacionamentos e de publicações de elevado impacto na ciência brasileira, contribuindo com diversas áreas dentro da Saúde Pública. Perdemos um excelente profissional e um grande amigo”, lamenta o vice-reitor do Centro Universitário FMABC, Dr. Fernando Fonseca.

Por intermédio de Adami, a FMABC firmou parceiras e formou mestres e doutores nos Estados do Acre, Ceará, Pernambuco, Tocantins e Paraíba, rompendo barreiras e levando ensino e pesquisa de qualidade às mais diversas localidades do País.