Centro Universitário FMABC organiza Simpósio em Enfermagem Gerontológica

Publicado em: 22/10/2021

Foto: Reprodução

O Centro Universitário FMABC, em parceria com o Conselho de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e a Vibe Saúde, realizou em 22 de outubro o Simpósio em Enfermagem Gerontológica. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal oficial do Coren-SP no YouTube, e contou com palestras e debates sobre a saúde do idoso e o papel da enfermagem na assistência para este público.

O simpósio é realizado anualmente pelo curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, e desta vez contou com uma convidada internacional. Sophie Lu-Axelsson, diretora-executiva da Swedish Care International, conduziu palestra sobre “Humanização do cuidado do idoso: a enfermagem em foco no mundo”.

A Swedish Care International é uma organização sueca engajada em projetos que buscam a conscientização e reconhecimento de trabalhos a favor do envelhecimento saudável. São responsáveis pelo Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia, que condecora ações ou soluções criativas que estimulem impacto social e que enriqueçam os cuidados com a saúde.

A coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Rosangela Filipini, explica que a presença de uma representante da Suécia ajuda a entender melhor o panorama da área. “Essa mesa redonda possibilita a discussão sobre a saúde do idoso não somente no Brasil como também no mundo, e a atuação do enfermeiro na assistência e em papeis de liderança nas políticas de atenção à saúde do idoso”.

O evento teve ainda a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, que falou sobre os aspectos éticos do cuidado humanizado, e dos doutores Luis Manuel Mota e Gorete Reis, responsáveis pelo tema “Enfermagem e reabilitação de idosos”.

A íntegra do evento está disponível no link: https://youtu.be/x2utbJvL49I.

PRÊMIO RAINHA SILVIA

O Centro Universitário FMABC também é um dos parceiros da Vibe Saúde na primeira edição no Brasil do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia. Representantes da instituição farão parte da equipe que avaliará as experiências exitosas apresentadas.

O vencedor recebe o valor de 6 mil euros, diploma entregue pelas mãos da própria rainha, oportunidades de aprendizagem e viagem para a cerimônia de premiação na Suécia (a depender do cenário da pandemia).

As inscrições podem ser feitas até 1º de novembro por estudantes e profissionais de enfermagem de todo o Estado de São Paulo no site www.rainhasilviaenfermagem.com.br. Os participantes precisam estar matriculados em um curso técnico ou bacharelado em Enfermagem ou atuar como enfermeiro, incluindo estágio.

“A criatividade é característica ímpar do enfermeiro, pela própria especificidade da profissão”, explica Rosângela Filipini. “Esta premiação chega num momento bastante interessante, por todo o nosso trabalho durante a pandemia da Covid-19. O enfermeiro e toda a equipe de enfermagem atuaram e atuam ainda intensamente na assistência aos doentes, realizando um excelente trabalho, inclusive, na produção de protocolos e pesquisas em enfermagem. O prêmio servirá de estímulo a esses profissionais”, completa.