Centro Universitário FMABC promove 17ª Feira de Saúde para atendimento à população

Publicado em: 22/10/2021

Papanicolau, detecção de pé diabético, testes de glicemia e outros exames estarão disponíveis neste sábado (23/10), das 9h às 17h

 

O Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP), organiza neste sábado (23/10), das 9h às 17h, a 17ª edição da Feira de Saúde – evento que promove atividades e palestras educativas em promoção à saúde. A ação contará com a participação de aproximadamente 200 pessoas entre alunos e professores que supervisionarão as atividades e atendimentos.

Entre os serviços disponíveis estarão a aferição de pressão arterial e de diabetes (glicemia capilar), rastreio de pé diabético, exames físicos gerais, avaliação geriátrica, Papanicolau, testes de força e sensibilidade, entre outros.

O evento também contará com palestras e orientações a respeito de cuidados gerais com a saúde, como reanimação cardiorrespiratória, conscientização a respeito da importância do sono, educação nutricional, técnicas de relaxamento, cuidados em casos de queimaduras e acidentes domésticos, além de dicas para prevenção contra o câncer de mama, doenças crônicas e suicídio.

Organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina da FMABC, a Feira de Saúde conta com o apoio do Centro Universitário FMABC e participação de ligas acadêmicas que atuam nas mais diversas modalidades assistenciais. Além da Medicina, também participam as graduações em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Tecnologia em Radiologia.

As ligas são compostas por estudantes da faculdade e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência a todas as faixas etárias.

“Esse evento é importante não só para podermos colocar o que aprendemos em prática, mas também por nos permitir estar em contato com os pacientes desde cedo, verificando as diferentes realidades e situações, o que é essencial para um atendimento cada vez mais humanizado”, explica Giovana Leite Gonçalves, aluna do segundo ano do curso de Medicina.

Patrona do evento e supervisora da 17ª Feira de Saúde, a professora Maria Alice Tavares ressalta que essa é uma ótima ocasião para conscientizar a comunidade a respeito de promoção à saúde e bem-estar. “Nosso foco vai além de exames, e passa por sensibilizar a população para que fiquem atentos e saibam identificar e lidar com alterações em sua saúde. É o nosso papel como Centro Universitário prestar esse serviço à comunidade, permitindo a prevenção de doenças”.