Centro Universitário FMABC terá graduação em Biomedicina

Publicado em: 19/08/2021

Com início em 2022, curso terá 8 semestres e aulas no período noturno

 

Antenado às demandas atuais do mercado de trabalho e à necessidade de profissionais qualificados em conhecimentos específicos, o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) aprovou a criação do curso de graduação em Biomedicina. O início será no primeiro semestre de 2022, com duração de 8 semestres e aulas no período noturno.

Seguindo a excelência de ensino da Instituição, o projeto pedagógico foi cuidadosamente elaborado, com grande participação de docentes de várias disciplinas, além de apoio pedagógico institucional e da Pró-Reitoria de Graduação. Assim, o curso de Biomedicina já nasce com quadro docente altamente qualificado, que também inclui diversos profissionais biomédicos com ampla experiência no ensino, na assistência à saúde e na pesquisa.

O currículo foi estruturado seguindo as Diretrizes Nacionais da Biomedicina e levando em consideração a complexidade da profissão. As atividades didáticas planejadas contemplam a interdisciplinaridade, aulas práticas, projetos de extensão e estímulo às atividades complementares, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.

No final do curso, os alunos terão a possibilidade de desenvolver estágios curriculares em diversos serviços já existentes, alguns localizados no próprio campus universitário da FMABC e outros em hospitais de ensino, laboratórios e clínicas conveniadas à FMABC. Estes campos de estágio constituem um dos importantes diferenciais do novo curso de Biomedicina, pois abrangem muitas das áreas da atuação profissional do biomédico, oferecendo oportunidades valiosas para a aprendizagem significativa e o preparo para o ingresso no mercado profissional.

“Certamente, a experiência de vivenciar o ambiente universitário da FMABC, nossos valores e tradição, proporcionarão aos futuros egressos biomédicos a oportunidade de se constituírem profissionais de qualidade e cidadãos conscientes”, afirmam os responsáveis pelo projeto pedagógico do curso de Biomedicina do Centro Universitário FMABC, Dra. Maria Aparecida da Silva Pinhal e Dr. Ricardo Peres do Souto.