Publicado em: 23/10/2023
A Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC organizou, dia 18 de outubro, a primeira oficina de conhecimento vinculada ao Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua, lançado pela Mantenedora em setembro. O encontro foi sediado na sala de videoconferência do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André. Estiveram presentes 40 representantes das unidades gerenciadas pela FUABC de todos os serviços de saúde, inclusive da Unidade de Apoio Administrativo da FUABC (antiga Central de Convênios).
A atividade foi conduzida pela sócia-fundadora e CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado. A entidade é uma das principais autoridades acreditadoras de sistemas de gestão da qualidade para instituições de saúde na América Latina. Em debate junto aos profissionais, a gestora abordou temas como novos modelos de governança integrada na saúde (clínica e administrativa); importância do cuidado em rede; complexidade dos sistemas públicos de saúde; importância das Organizações Sociais de Saúde (OSSs); acesso aos serviços de saúde; uso racional de recursos e sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Qualidade é um modelo de gestão. É cumprir o que foi definido no propósito da instituição, que é assistência de alta qualidade e segura para o paciente. Nenhuma rede nasce pronta e ninguém trabalha em rede tomando decisões de forma isolada. É preciso ampla integração entre os territórios e serviços. A excelência é uma jornada que não tem fim. Todos os dias temos que continuar buscando melhorias e avanços, respeitando as diferenças e os perfis dos serviços e pacientes”, disse a CEO do IQG, que parabenizou a iniciativa da FUABC. “Fico muito animada quando vejo essa movimentação das instituições de saúde à procura de um novo modelo para implantar a gestão da qualidade. Agradeço por fazer parte deste momento da Fundação do ABC”.
A ação integra a fase inicial do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua, que contempla a introdução de temas e conceitos relacionados à gestão da qualidade em serviços de saúde. As datas das próximas oficinas serão divulgadas posteriormente. A iniciativa foi organizada pela área de Qualidade da FUABC, representada pela gerente corporativa de Projetos e Qualidade, Gleice Girotto; a coordenadora corporativa de Qualidade, Karen Amaral; o analista de Qualidade, Carlos Roberto Vieira David; a coordenadora Financeira de Projetos, Fernanda Oguihara Gomes; a coordenadora de Projetos, Juliana Pizzocolo de Souza; e a analista administrativa, Milena Santos.
“Estamos muito felizes com tudo o que foi apresentado pelas unidades durante encontros virtuais. Foi uma experiência enriquecedora. Temos a certeza de que, juntos, construiremos um sistema de gestão sólido com o foco na qualidade e segurança do paciente, trabalhando com o desenvolvimento de políticas corporativas, ferramentas da qualidade e o compartilhamento de boas práticas”, disse a gerente corporativa de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto.
O PROGRAMA
O objetivo do novo Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC é dar suporte técnico às unidades de Saúde para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de verificação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de Saúde sejam uma consequência da criação deste programa. O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora.