CHM de Santo André conscientiza sobre riscos do câncer de colo do útero

Publicado em: 08/02/2019

Evento no hospital abordou relação entre a doença e a infecção pelo HPV

 

Dr. Fernando Sansone Rodrigues é obstetra e ginecologista da FMABC

O Núcleo de Educação em Saúde (NES) do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) “Dr. Newton da Costa Brandão” promoveu dia 30 de janeiro a palestra “Janeiro Verde: mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de colo uterino”. A palestra foi ministrada pelo ginecologista e obstetra da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Fernando Sansone Rodrigues, que também atua no Hospital Estadual Mário Covas de Santo André e nos ambulatórios de Patologia do Trato Genital Inferior da Secretaria de Saúde de Santo André.

Diante de plateia formada por alunos da área da Saúde, voluntárias que atuam no hospital e colaboradores, o médico abordou temas como prevenção, diagnóstico, tratamento e a relação entre a doença e a infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano). “Ter o vírus não significa que a mulher desenvolverá o câncer de colo do útero, mas é importante saber que o HPV é muito frequente e está presente na maioria dos casos de câncer na região genital”, explicou médico.

Em 90% dos casos, as infecções pelo HPV regridem espontaneamente. Algumas, no entanto, são causadas por um tipo viral com potencial para causar câncer. “Esse tipo oncogênico está, principalmente, no colo do útero. Porém, pode se manifestar na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca”, disse o médico.

Para evitar transtornos futuros, o especialista defende – além da prevenção – o rastreamento precoce com o objetivo de que, uma vez diagnosticado o HPV, seja conduzido um tratamento eficaz (cura); orientação e educação sexual para jovens; relação sexual protegida; exame ginecológico de rotina, além de vacinas contra HPV. Duas doses, conforme preconiza o sistema público, são suficientes.