CHM de Santo André ganha brinquedoteca revitalizada

Publicado em: 02/09/2022

Além de disponibilizar brinquedos e livros, espaço vai contar com atividades lúdicas, monitores, orientadores e equipe composta por psicólogos e profissionais da enfermagem

 

Foto: PSA/Helber Aggio

O Centro Hospitalar Municipal (CHM), em Santo André, ganhou na manhã de quinta-feira (01/09) uma brinquedoteca totalmente revitalizada pelo programa Qualisaúde. O espaço, localizado na ala da Pediatria, estava fechado há cerca de dois anos, em virtude da pandemia.

“É um espaço que distrai, que motiva as crianças, pois afasta aquele aspecto de hospital, dá até uma noção de que elas estão em casa. Tanto que a minha filha está de alta e não quer ir embora. Está achando tudo ótimo”, conta Elza Barros Mussulin Viana, mãe de Elenita, de 9 anos.

O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferecerá atividades lúdicas, monitores, orientadores, além de equipe multiprofissional composta por psicólogos e profissionais da enfermagem.

“No período de apenas uma semana tivemos importantes conquistas na Pediatria do CHM. A alta do Miguel, um paciente que voltou para casa após quase oito anos de cuidados hospitalares, a entrega de três novos leitos de emergência e agora a reabertura da brinquedoteca. Isso é resultado do trabalho de uma equipe dedicada em melhorar constantemente. Seguimos aprimorando nosso hospital em ambiência e atendimento”, diz o superintendente da Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Em uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o espaço foi equipado com brinquedos e livros.

“A brinquedoteca é um espaço muito importante. Enquanto as crianças brincam, as equipes passam informações e orientações aos acompanhantes. É uma troca, uma interação de todos. Por causa da pandemia, tivemos que fechar o espaço, mas estamos muito felizes com a reabertura”, explica a coordenadora de Enfermagem da Pediatria do CHM, Luciene Postigo.