CHM de Santo André promove treinamento para equipes de Enfermagem

Publicado em: 01/07/2021

Atividades in loco foram adaptadas para evitar aglomerações e capacitaram 350 profissionais da Enfermagem por mês no primeiro semestre de 2021

 

Atividade sobre atendimento de paradas cardiorrespiratórias – Foto: Divulgação/CHMSA

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o serviço de Educação Permanente do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) não mediu esforços para aperfeiçoar o conhecimento das equipes de enfermagem. No primeiro semestre de 2021, 350 funcionários participaram dos treinamentos mensalmente, com foco na segurança e qualidade da assistência prestada à população.

“As atividades realizadas in loco mereceram cuidados para evitar aglomerações e garantir a segurança das equipes participantes. Com isso, atingimos maior envolvimento dos profissionais”, explica Cristiane Sanchez Morine, coordenadora de Educação Permanente do CHMSA.

Os treinamentos abordaram temas gerais e específicos para determinados setores do hospital. Entre eles: Hemodiálise; Boas Práticas com Equipamentos; Cultura de Segurança do Paciente e Eventos Adversos; Boas Práticas para Coleta Laboratorial; Manuseio do SisOnline; Equipo Dial-A-Flow; Balanço Hídrico; Bomba de Infusão; Escalas de Avaliação para Enfermeiros; Higiene das Mãos; Uso de Sedativos; Procedimentos Pós-Óbito; Monitor Multiparâmetros; e Prevenção de Lesão por Pressão.

Em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em maio teve início treinamento para o atendimento em casos de parada cardiorrespiratória. Primeiramente, os participantes assistiram à exposição teórica para lembrar dos fundamentos e realizaram atividade para verificar o aprendizado para, então, participarem de aula prática com a utilização dos bonecos de simulação realística.

“A educação permanente é essencial para o desenvolvimento profissional e a transformação do processo de trabalho”, destaca Carmen Isabel Domingues de Souza, diretora de Enfermagem do CHMSA.