CHM de Santo André tem início de ano com série de atividades

Publicado em: 28/02/2020

Eventos e capacitações mobilizaram público interno, profissionais da rede municipal de saúde e público em geral nos dois primeiros meses de 2020

 

Divulgação/CHMSA

Apontado recentemente pelo levantamento ‘Painel da Saúde’ como o hospital municipal que mais realiza atendimentos em todo o Estado de São Paulo, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão começou 2020 com uma série de atividades voltadas aos colaboradores internos e de toda a rede de saúde, além do público em geral, visando o aprimoramento dos serviços prestados.

As ações desenvolvidas no primeiro bimestre do ano tiveram como foco principal o aperfeiçoamento das equipes assistenciais. Entre os eventos, foram realizadas palestras e reuniões de capacitação.

DIREITO DO PACIENTE E DOS FAMILIARES

Os aspectos legais para a restrição de visita hospitalar foram abordados em palestra, no dia 29 de janeiro, no auditório do CHMSA. Realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde (NES), o evento teve como convidado Joseval Martins, advogado especializado em saúde, coordenador do MBA em Administração Hospitalar da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e professor de Bioética e Biodireito.

VOLUNTARIADO

No dia 5 de fevereiro, foi promovido um encontro com responsáveis pelas ações de voluntariado no hospital. O objetivo foi integrar ONGs (Organizações Não Governamentais) e projetos sociais, visando o desenvolvimento humanizado das equipes. “Considerando a importância do serviço de voluntários e seu compromisso e dedicação aos nossos usuários, estamos estreitando o contato com todos e propondo cada vez mais uma atuação em conjunto com as equipes de enfermagem, serviço social e coordenadores, para consolidarmos a parceria e prestar suporte a todos que necessitam. A responsabilidade compartilhada produz mudanças no modo de gerir e cuidar”, explica a responsável pelas ações de voluntariado no CHMSA, Dra. Ekatriny Antoine Guerle.

Entre as atividades destacam-se visitas de contadores de histórias, palhaços e cães (pet terapia), além de atividades de música e pintura nas enfermarias da Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, Pediatria ou Psiquiatria. O trabalho voluntário e a promoção do voluntariado estão enquadrados pela Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608, de 18/02/1998).

CAPACITAÇÃO

Encarregadas das equipes de Enfermagem participaram, no dia 7 de fevereiro, de uma reunião de capacitação sobre os cateteres venosos centrais (CVC), no prédio da diretoria. O angiologista e cirurgião cardiovascular, Dr. Alexandre Sacchetti Bezerra, orientou as profissionais sobre os diferentes tipos de CVC. Os mais comuns são mais comuns são o port-a-cath e o cateter venoso central de inserção periférica (PICC). Os cuidados com a punção de agulhas são necessários para evitar desconfortos e garantir maior eficácia do tratamento.

MULHERES X ÁLCOOL

O acompanhamento de várias especialidades em casos de mulheres viciadas em álcool foi abordado na palestra “Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Acompanhamento Multiprofissional para o Alcoolismo entre as Mulheres”, realizada no dia 19 de fevereiro, no auditório do CHMSA. As palestrantes foram a Dra. Luiza Martins de Oliveira, médica psiquiatra do CHMSA, a enfermeira Patrícia Batista Alves Teixeira e a psicóloga Chayana Bellacosa, ambas do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) de Santo André.

INTEGRAÇÃO

Também no auditório do Centro Hospitalar Municipal, ocorreu, em 20 de fevereiro, mais uma integração de residentes e internos do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Na programação, houve palestras sobre o conteúdo do Manual de Normas do hospital, ministrada pelo Dr. Roberto Milani; os aspectos éticos no atendimento médico, feita pela Dra. Ekatriny Antoine Guerle, do Núcleo de Educação em Saúde/NES) e ainda sobre Doença de Notificação Compulsória, Higienização das Mãos e Programa de Gerenciamento de Resíduos, conduzida pela equipe educacional do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar/NECIH da unidade.