CHM promove evento sobre ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’

Publicado em: 29/05/2017

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André, recentemente batizado de Dr. Newton da Costa Brandão, organiza nesta segunda-feira (29/05) algumas ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Às 11h30, duas árvores serão plantadas em frente ao pronto-socorro da unidade – “Palmito Jussara” e “Fruta do Sabiá”. Na parte da tarde, será promovida uma oficina de reciclagem, das 14h às 17h, aberta aos funcionários do hospital e com inscrições limitadas. A iniciativa é coordenada pelo setor de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do CHM.

Oficina de reciclagem e plantação de árvores estão entre as atividades programadas pelos funcionários para esta segunda-feira (29/05)

A artista plástica Cristina Passaretti será responsável por ministrar a oficina, que utilizará materiais recicláveis para produção de porta-lápis. No evento também serão expostos brinquedos da Sucatoteca do Parque Escola, produzidos com materiais segregados do hospital, como lacre plástico dos frascos de medicação, capa protetora de plástico de agulhas em geral, lacres de tubos plásticos, entre outros. A separação dos materiais é feita por uma funcionária da Enfermagem, que segrega os itens na área limpa, acondiciona e depois faz o encaminhamento para o setor do gerenciamento de resíduos.

Para que as iniciativas tenham êxito é fundamental ter a adesão dos funcionários, que são constantemente sensibilizados quanto à importância de adotar práticas sustentáveis em um serviço de saúde. “É nítido o engajamento dos funcionários, não só no ambiente hospitalar, como também ambiental. Trata-se de uma instituição centenária, que sempre significou muito e continua significando para a população do município. Esses aspectos de conscientização, engajamento e a importância histórica propiciam a proliferação de pessoas multiplicadoras entre os nossos colaboradores. O objetivo, sempre, é a busca incessante da qualidade de vida humana e ambiental”, comenta a responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do hospital, Melissa Moraes Amaral.

PRÊMIOS

O CHM tem desenvolvido diversas iniciativas que visam a importância e a obrigatoriedade legal da correta segregação de resíduos. Implantado em 2010, o projeto “Hospital Livre de Mercúrio” recebeu menção honrosa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por abolir a utilização de termômetros de mercúrio (tóxico à natureza e aos seres vivos), bem como dos esfigmomanômetros que utilizavam o mesmo material. As lâmpadas fluorescentes com vapor de mercúrio que continuam sendo utilizadas no hospital são descartadas e tratadas por empresa credenciada pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e não são desprezadas no meio ambiente.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos do CHM também contempla a coleta seletiva de pilhas e baterias, encaminhadas ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), além de dar destinação adequada ao óleo de cozinha, que é recolhido por empresa credenciada e capacitada para o correto tratamento.

Outro projeto em andamento é a “Operação Carrapicho – olho na mão, olho no lixo”, que consiste em visitas sistemáticas às unidades de internação para reiterar a importância da correta higienização das mãos e a segregação do lixo de forma adequada. A ação é realizada pelo Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar e o Gerenciamento de Resíduos.