CHM de Santo André promove treinamento sobre resíduos infectantes e perfurocortantes

Publicado em: 17/09/2021

Ao todo, participaram cerca de 300 colaboradores

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) realizou um treinamento sobre resíduos infectantes e perfurocortantes, organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios/Fundação do ABC, em parceria com o setor de Gerenciamento de Resíduos e Educação Continuada do CHMSA. Participaram do treinamento 299 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas.

O principal assunto abordado foi o descarte de resíduos infectantes, tema apresentado por Melissa Amaral, do setor de Gerenciamento de Resíduos, e pela técnica de Segurança do Trabalho, Larissa Furtado, que orientou sobre a montagem correta da caixa coletora e descarte de resíduos perfurocortantes, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e prevenção de acidentes.

A participação dos profissionais da saúde é de extrema importância para a redução de acidentes com materiais biológicos, bem como para estimular a prevenção. “Já sofri um acidente com perfurocortante utilizado por outro profissional, que não realizou o descarte correto. Por isso considero o treinamento muito importante para todos”, disse a técnica de enfermagem Joana Aparecida de Coelho.

“Tanto na matéria do curso técnico quanto na graduação nós aprendemos a maneira correta de fazer. Porém, na correria do dia a dia, as pessoas acabam caindo no esquecimento. Em um ambulatório, por ter pequenas cirurgias, é muito importante a conscientização da equipe quanto à utilização do coletor de perfurocortantes, pois ocorre de funcionários se acidentarem e se contaminarem. Então, para evitar o processo de ingestão do coquetel de medicamentos, se houver a conscientização, como foi passada por meio do treinamento, o número de acidentes seguramente irá reduzir”, disse a enfermeira Crislaine Cordeiro.