Cientista Miguel Nicolelis fará abertura do maior congresso médico-universitário do país

Publicado em: 07/08/2015

Solenidade de abertura do 40º Comuabc ocorrerá na próxima 2ª feira, às 19h, reunindo autoridades regionais na Faculdade de Medicina do ABC

Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam de 10 a 15 de agosto a 40ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 40 anos, recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura dia 10 reunirá autoridades regionais a partir das 19h em coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário. A ocasião será marcada por palestra do médico e professor dos departamentos de Neurobiologia, Engenharia Biomédica e Psicologia da Duke University (EUA), Dr. Miguel Nicolelis.

Considerado um dos maiores cientistas do mundo, Nicolelis é o responsável pelo projeto ‘Walk Again’ (Andar de Novo), cujo exoesqueleto foi apresentado durante a abertura da Copa do Mundo de futebol no Brasil, em 2014. No congresso da FMABC, o convidado fará palestra sobre “Interfaces Cérebro Máquina: da Ciência Básica até as Neuropróteses”.

EDIÇÃO HISTÓRICA

A edição 2015 do Comuabc terá como “Professora Homenageada” a Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi – docente da disciplina de Oncologia e Hematologia. Já o “Presidente de Honra” será o professor titular da FMABC e atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. David Everson Uip.

“Após 39 edições, pretendemos comemorar os 40 anos do maior congresso do Brasil organizado por acadêmicos em um encontro especial, que irá refletir toda a história e a experiência adquirida ao longo dessas quatro décadas. Vamos reunir profissionais renomados para palestras, cursos práticos, cursos de imersão e painéis, com objetivo de incentivar a pesquisa em Ciências da Saúde, conhecer e discutir temas atuais, além de promover reflexões que ultrapassem a sala de aula, aproximando a teoria da prática”, afirma a presidente do 40º Comuabc, Cristina van Blarcum de Graaff Mello.

Quase todas as atividades ao longo da semana terão lugar no próprio campus universitário. Ao todo serão mais de 20 palestras, além de atividades como painel de Cirurgia Vascular e Workshop de Saúde Reprodutiva. Na programação de cursos, estarão disponíveis as modalidades de “HANDS ON – Aprendizado de procedimentos”, “Curso teórico de Cirurgia Fetal e Neonatal”, “Curso de Videolaparoscopia”, “Curso de Emergências Pediátricas” e “Curso de Iridologia e Íris-diagnose: uma ferramenta semiológica”. Especificamente para alunos de 6º ano de medicina haverá “Simulado de Residência Médica”.

TRADIÇÃO ACADÊMICA

O Comuabc já recebeu profissionais de renome na área da saúde como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin. Para 2015 são aguardados cerca 600 congressistas e apresentação de mais de 90 trabalhos acadêmicos.

O final da programação científica do 40º Congresso Médico Universitário do ABC será na sexta-feira (14) e a festa de encerramento ocorrerá sábado, no Espaço Moema (Praça Nossa Senhora Aparecida, 195, Moema – SP). Com início às 23h, a confraternização contará com jantar, premiação dos melhores trabalhos e divulgação do presidente do evento para o próximo ano.

A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). Mais informações e a programação completa do congresso no site www.comuabc.com.br.