CIPA do Instituto Emílio Ribas, no Guarujá, toma posse para a gestão 2023

Publicado em: 18/01/2023

Gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá, empossou dia 18 de janeiro os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). O processo de capacitação dos 12 colaboradores que integrarão a gestão 2023 foi concluído na semana passada, após curso de capacitação que teve duração de 16 horas.

Foram abordados temas como estudos sobre o ambiente, condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo, além de metodologias de investigação e análise de acidentes e doenças, processo importante para a nova equipe.

O desafio do grupo será trabalhar a prevenção dos diversos tipos de acidentes decorrentes das atividades laborais, como os com materiais perfurocortantes.

Outros temas abordados foram princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de prevenção dos riscos; noções de legislações trabalhistas e previdenciárias; noções de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho; organização da comissão; e outros assuntos necessários para a gestão de acidentes.