CIPA empossa novos membros para gestão 2013/2014

Publicado em: 26/07/2013

Comissão tem por objetivo a prevenção de acidentes entre funcionários, assim como doenças no ambiente de trabalho

O Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios empossou em 28 de junho a maior e mais complexa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) já organizada na instituição. São 42 membros – 21 dos quais eleitos pelos votos dos funcionários e os demais 21 pelo empregador.

Vânia Barbosa do Nascimento

Vânia Barbosa do Nascimento

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo principal a redução de acidentes de trabalho e de doenças contraídas nesse ambiente. A comissão atuará nos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra.

Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo realizou empréstimo de 200 urnas de lona para realização das votações dos membros da CIPA, garantindo maior segurança e agilidade ao processo. As votações ocorreram em todas as UBSs, UPAs, CASM, CAPS, PIDs, NUPE, Hospitais, IMLs, Zoonoses, e outros setores e planos de trabalho com funcionários da Central de Convênios. “A CIPA é uma das ferramentas mais importantes dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador”, afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho e Presidente da CIPA, Amaury Machi Junior.