‘Clínicos da Risada’ animam ambiente terapêutico em Praia Grande

Publicado em: 01/07/2016

Todos os sábados, uma equipe de “doutores” marca plantão no setor pediátrico e demais alas do Hospital Municipal Irmã Dulce para levar alegria a pacientes com doses generosas de risos e brincadeiras. Trajando jalecos coloridos e com rostos de palhaços, os Clínicos da Risada promovem verdadeira mudança na rotina hospitalar matinal, com a ação de voluntários animando adultos e crianças. O trabalho é realizado há menos de um ano e já coleciona lindas histórias.

Com jalecos coloridos e rostos de palhaços, voluntários provocam alegria entre adultos e crianças

Com jalecos coloridos e rostos de palhaços, voluntários provocam alegria entre adultos e crianças

De acordo com Leandro Cardozo, o “Dr. Risadinha”, as brincadeiras são diversificadas e obedecem ao clima encontrado pela equipe no momento da visita. Dependendo do momento, itens como pandeiros e outros acessórios são empregados para provocar reações no público. “De acordo com a receptividade, adaptamos as ações. A atuação dos palhaços visa levar para a difícil realidade da internação hospitalar tantos sorrisos quantos forem necessários para que a dificuldade vivenciada se torne mais alegre”, destacou.

Conforme o voluntário, apesar de o foco principal ser a criança, uma das histórias que marcaram a atividade foi protagonizada por uma idosa, que no momento da visita revelou estar muito deprimida. “Perguntamos o que mais na vida a fez sorrir e se sentir bem. Ela lembrou que gostava de cantar na igreja e que isso a fazia se sentir feliz. Então a estimulamos a cantar e ela surpreendeu a todos, inclusive os funcionários do hospital, cantando lindamente e isso emocionou todos nós. Foi uma das melhores experiências que tivemos”, contou.

Ainda segundo “Dr. Risadinha”, o projeto Clínicos da Risada está em transição para uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos. As visitas são realizadas aos sábados, das 8h30 ao meio dia, e priorizam as unidades de internação infantil e UTI pediátrica, mas contemplam também o andar de pré e pós-cirúrgico e a clínica médica.