Colaborador da FUABC desenvolve jogos para driblar isolamento social na pandemia

Publicado em: 18/01/2023

Filhos do funcionário aderiram à brincadeira

Os impedimentos impostos nos momentos mais críticos da pandemia provocaram muitas inovações e criaram novas formas de lidar com a realidade dentro do isolamento social. A restrição de visitas a pontos turísticos fez com que o monitor de oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Adulto de Mauá, Thiago da Silva Almeida, criasse dois jogos sobre espaços públicos do município para a diversão e entretenimento de seus três filhos. Após a repercussão positiva, alguns professores da rede municipal, inclusive, entraram em contato com o autor para replicarem os jogos em salas de aula.

O primeiro jogo criado foi “O jogo da memória de Mauá”, com 24 pontos turísticos, entre os quais Igreja Matriz, Parque da Juventude, Praça do Relógio, Shopping Popular e Viaduto da Saudade. Batizado de “Nossa Mauá de ponta a ponta”, o outro jogo, de tabuleiro, também reúne vários locais turísticos da cidade.

“Pensei em lugares que ia com meus filhos com frequência e aproveitei para inserir locais que ele não conhecia. A origem da cidade passa pela história de imigrantes operários. Por ser educador social, senti a necessidade desse resgate da história local. Sobretudo numa época em que jogos e presentes têm preços elevados, foi uma forma de criar um novo jeito de brincar e preservar a memória. Saber os nomes de praças, ruas, marcos, pontos de encontros e personagens, além de ser culturalmente enriquecedor, ajuda a manter a nossa história regional viva e potente”, explica Thiago.

O monitor de oficinas terapêuticas do CAPS Adulto de Mauá, Thiago da Silva Almeida

Após o fim das restrições mais rígidas impostas pela pandemia, o colaborador levou seus filhos pessoalmente a vários locais que, até então, conheciam apenas pelos jogos. “As visitas ao Marco de Pedra e à Gruta Santa Luzia, por exemplo, foram muito mais interessantes após termos conhecido pelos jogos. Até hoje, quando passamos nos locais, meus filhos reconhecem os pontos da cidade. Sempre citam ou perguntam. E seguem em busca de mais lugares. Logo, vou precisar criar uma nova versão atualizada”, brinca o educador.

Os jogos podem ser impressos em papel sulfite e estão disponíveis para download nos links “Nossa Mauá de Ponta a Ponta” e “Jogo da Memória de Mauá”.