Colaboradores de São Mateus concluem curso de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Publicado em: 10/11/2023

Capacitação integra trabalho de educação permanente e esforços em busca da acreditação de qualidade ‘ONA’

 

Em sessão solene neste dia 10 de novembro, cerca de 140 colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus, gerida pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, receberam seus certificados que atestam a conclusão do curso de “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente”. O evento ocorreu no anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC.

A capacitação ocorreu entre agosto e novembro deste ano, ministrada pela Auguri Soluções em Saúde Coletiva. A mesa de honra foi composta pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes; Carla Brito, assessora da Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo, representando o secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, e a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca; o diretor-geral do Contrato de Gestão São Mateus – FUABC, Dr. Hugo Macedo Júnior; a supervisora técnica de Saúde de São Mateus, Patrícia Ritt; e a representante da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, Fernanda Piva.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da FUABC refletiu sobre a natureza de utilidade pública da entidade: “É uma colheita que nós fazemos e que, no fundo, não nos apropriamos dela, pois ela é entregue à população. Fazemos uma entrega em uma ação importantíssima que diz respeito à vida do outro. Praticamente nós entregamos o que tem de mais importante na nossa vida, que é o tempo, para o tempo do outro”, declarou Dr. Luiz Mário.

Já Carla Brito falou sobre as metas da cidade: “Uma gestão em qualidade e segurança do paciente vai em direção às metas pactuadas pelo município de São Paulo, que é a acreditação das unidades de saúde pela certificação ONA”. A assessora afirmou que sua Pasta quer atingir 340 unidades com acreditação ONA.

Para Patrícia Ritt, o curso de capacitação para os funcionários de São Mateus tem grande importância. “Nessa semana ouvi de um gerente que, mesmo se a certificação não vier, nós não seremos mais os mesmos. O objetivo é receber o certificado, não é mesmo? E também conseguir a acreditação. Mas, mesmo que ela não venha de imediato, ninguém aqui é mais o mesmo”, afirmou.

Por fim, Dr. Hugo almeja um novo patamar da Instituição. “Brincamos que o nosso desafio é mudar o ‘onde tem saúde, tem Fundação do ABC’ para ‘onde tem saúde de qualidade, tem Fundação do ABC’. Buscamos a qualidade na extrema periferia de São Paulo, onde o atendimento é mais difícil, mais complexo, devido à vulnerabilidade social”.

Antes da entrega dos certificados, houve a apresentação da gerente de Qualidade do Contrato de Gestão São Mateus, Ana Paula Borges Ménès, que enfatizou a importância de entregar assistência com qualidade e segurança aos pacientes; e de Keltom Roberto Reis, administrador de empresas com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão, Qualidade e Acreditação, que falou sobre a importância da educação e da gestão na área da saúde, destacando a significativa valorização da ação dos gestores e da importância da consonância em objetivos e visão.

EDUCAÇÃO PERMANENTE

O curso de formação e capacitação envolveu cerca de 140 participantes, majoritariamente colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus vinculados à Fundação do ABC e à Prefeitura Municipal de São Paulo. Algumas vagas foram disponibilizadas a participantes de outras unidades da FUABC, entre as quais o Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo e a Secretaria Municipal de Saúde de Mauá.

A Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente emerge como pilar fundamental na construção de uma assistência à saúde eficaz e confiável, especialmente no âmbito da Atenção Básica – área com papel preponderante, atuando na linha de frente para promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a manutenção da saúde da população.

O treinamento teve enfoque especial na Atenção Básica, refletindo o objetivo principal do Contrato de Gestão São Mateus, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo desde 2015. Com um quadro de mais de 2.100 colaboradores diretos, o contrato tem sido aprimorado continuamente, garantindo à população acesso a serviços de saúde de qualidade e em permanente evolução.