Com 2º Mutirão da Saúde, São Caetano zera fila de consultas em 18 especialidades médicas

Publicado em: 08/07/2015

O saldo do 2º Mutirão da Saúde do Programa Fila Zero, da Prefeitura de São Caetano, foi extremamente positivo no sentido de oferecer serviços cada vez mais ágeis e eficientes aos munícipes. Mais seis especialidades médicas tiveram a fila de consultas zerada a partir da ação, realizado em 20 de junho, no Hospital São Caetano. Com os dois mutirões, agora são 18 especialidades sem demanda reprimida, das 25 existentes. Em julho, está prevista mais uma edição. Assim, a administração municipal segue com a meta de zerar todas as consultas em espera ao longo do segundo semestre deste ano.

“Os mutirões são ferramentas que utilizamos para que a população tenha uma saúde de qualidade. Também incluo as unidades móveis do Saúde em Movimento, que circulam pela cidade, descentralizando o atendimento. É o objetivo do Fila Zero. Em breve, anunciaremos novos projetos, que deixarão o serviço ainda mais rápido e acessível”, afirma o prefeito Paulo Pinheiro.

Nesta segunda edição, uma novidade tecnológica foi aprovada pelos pacientes pré-agendados em Cardiologia e Cardiologia Pré-operatória. Em parceria com a CardioWeb, foram promovidos 18 exames de eletrocardiograma com laudo médico (CRM) efetuado à distância por meio do sistema de tele-eletrocardiografia, em transmissão pela internet sem fio e em tempo real.

“Da execução do procedimento (20 minutos) até a concretização do resultado (10 minutos), não passou de meia hora. No processo convencional, o tempo de entrega é de três dias. Além do retorno imediato, os casos mais graves foram encaminhados ao cardiologista. Com equipe médica própria para análises na Central de Laudos da CardioWeb, tivemos uma resposta muito mais rápida. Com certeza, a ideia é manter e expandir esse serviço na rede”, assegurou o secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez.

Para a moradora do Bairro Barcelona, Angela Zamarrenho Gomes, o acolhimento do Fila Zero foi ótimo. “Passei no cardiologista e fiz o exame de eletrocardiograma. Foi tudo muito rápido. Fiz tudo aqui mesmo. Já estou com o resultado na mão. E, graças a Deus, não apontou nada. Fui muito bem atendida. Gostei dessa iniciativa da Prefeitura. Que continue assim”.

2º MUTIRÃO DA SAÚDE

A ação da Secretaria de Saúde abrangeu as especialidades de Cardiologia, Cardiologia Pré-operatória, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Reumatologia. A Central de Agendamento e Regulação fez os pré-agendamentos com outros 1.000 pacientes que aguardavam retorno de suas consultas há mais de 15 dias.

Atuaram 25 médicos, com apoio de auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem. Foram oferecidos serviços gratuitos de aferições de pressão arterial e glicemia, além de orientações de combate à dengue e da Ouvidoria da Saúde. Também foram aplicadas 40 vacinas contra a gripe, dentro da campanha de imunização.

Já as Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia promoveram 80 atendimentos entre triagens, com encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou ao Centro Odontológico Maria Robilota Torres, e exames de acuidade visual, biomicroscopia, tonometria de aplanação, fundoscopia, mapeamento de retina, estesiometria e aferição de óculos.

Segundo o médico responsável, Roberto Rodrigues Júnior, o mutirão será mensal e não se resume aos atendimentos. “Dependendo do caso, os pacientes que precisarão de retorno já saem com os exames agendados. Estamos programando mais um geral e estudando a realização de outros específicos que geram mais demandas, como Cardiologia, Neurologia e Saúde Mental, que carece de mais tempo aos atendimentos”, conclui.