Com apoio do Hospital Nardini, Mauá zera a fila para exames de mamografia

Publicado em: 15/07/2022

Cinco mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade; agora, pacientes saem da UBS com dia e horário do exame marcados

 

Quase 90% dos exames, ou seja, 4.621 deles, foram feitos na cidade. Foto: Edu Guimarães/PMM

Com apoio do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, a Prefeitura de Mauá conseguiu, em menos de sete meses, zerar a fila de espera para exames de mamografia. Agora, as pacientes que passam por atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) já deixam o local com a guia que possui dia e horário do agendamento da mamografia.

No fim do ano passado, cerca de 5 mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade. O primeiro passo para reduzir a fila e atender às novas solicitações foi a compra de 5 mil mamografias, que passaram a ser realizadas, pela primeira vez na história de Mauá, no Hospital Nardini.

A paciente Maria Lina de Lima, 62 anos, adorou a novidade. “Facilitou muito. Você sai com a mamografia agendada”, elogiou a aposentada, que retirou o encaminhamento na unidade Zaíra 3.

Desde o início do trabalho para zerar a fila da mamografia foram realizados 5.258 exames em mulheres mauaenses. Deste total, quase 90% (87,88%), ou seja, 4.621 deles, foram feitos na cidade. Além do Hospital Nardini, uma clínica na região central de Mauá foi contratada. O restante foi destinado a serviços de referência estaduais em outros municípios, que deixaram de ser a única opção. De janeiro a junho deste ano foram realizados 637 exames.

A Prefeitura alerta para que as pessoas evitem faltar ao exame. Caso não seja possível comparecer no dia estipulado, o paciente deve dirigir-se à UBS de referência para marcar uma nova data.

A mamografia é utilizada para identificar lesões e nódulos e diagnosticar precocemente o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres brasileiras.