Com nova denominação, Hospital de Urgência de São Bernardo homenageia Maurício Soares

Publicado em: 04/02/2022

Inauguração de placa e totem com o nome do ex-prefeito foi realizada nesta semana pelo prefeito Orlando Morando

 

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O Hospital de Urgência, inaugurado em 14 de maio de 2020 como unidade de referência para tratamento da Covid-19 em São Bernardo, ganhou nova denominação dia 31 de janeiro. Passou a se chamar Hospital de Urgência Maurício Soares de Almeida, em homenagem ao ex-prefeito, advogado e ex-secretário de Assistência Social da cidade. Desde setembro do ano passado, o equipamento retomou sua vocação inicial de atendimento de urgência e emergência.

Para a nomeação, foi realizado um ato simbólico no saguão do próprio hospital, com inauguração da placa e do totem com o nome do homenageado pelo prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, da viúva, Dona Laerte, dos três filhos do ex-prefeito, Maurício Junior, André e Adriana Helena, e demais familiares. A mudança já havia sido oficializada no jornal Notícias do Município (NM) em julho de 2021.

“Prestamos esta justa homenagem ao nosso ex-prefeito de São Bernardo, por três mandatos, e que deixou um grande legado para a nossa cidade, principalmente na área da Saúde, após aprovação por unanimidade do projeto de Lei de minha autoria pela Câmara Municipal”, justificou Morando.

REFERÊNCIA CONTRA A COVID-19

Durante a pandemia, antes de retomar a vocação original de urgência e emergência, o Hospital de Urgência salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias desde o seu primeiro dia de funcionamento. Foi o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, no momento, o equipamento presta serviço também na rede municipal de saúde. “Toda a mobilização que tivemos para abrir leitos durante a pandemia não foi em vão. Agora, temos uma rede mais robusta para o tratamento de outras doenças, com o Hospital de Urgência sendo referência para os casos de urgência e emergência atendidos pelas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Pronto Atendimento do Taboão”, reforçou Reple.