Com o fim da emergência, pandemia deixa legado de modernização da saúde em SBC

Publicado em: 10/05/2023

Além de dois hospitais permanentes e novos leitos, isolamento social foi desafio que garantiu implantação de novas tecnologias que vieram para ficar na rede municipal

 

Geridos pela FUABC, Hospital de Urgência (foto) e o novo Hospital Anchieta foram inaugurados como referência na região para o tratamento de Covid-19. Foto: PMSBC

Decretado o fim da emergência da pandemia de Covid-19, a rede municipal de saúde de São Bernardo herda da maior crise sanitária da história recente estrutura robusta de atendimento à população. Além da implantação de dois hospitais permanentes – o novo Hospital Anchieta e o Hospital de Urgência – e ampliação de leitos públicos, outro importante legado herdado do período é a digitalização dos processos, que passou por modernização de protocolos e implantação de novas tecnologias. Hoje, todos esses ganhos permanecem nos atendimentos, que são realizados em parceria com a Fundação do ABC.

Um dos destaques desta nova gestão digital é o projeto de Filipeta Digital, implantado nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e que permitiu integrar, de forma automatizada, os dados dos mais de 22 mil agendamentos mensais realizados no Hygia (sistema de informação municipal) com o contato dos pacientes. “O novo recurso fez com que o paciente não precisasse mais vir até a UBS buscar uma guia de agendamento de consulta especializada ou exame. Hoje, ele recebe de forma digital essa confirmação”, explicou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, antes da Filipeta Digital, 90% dos agendamentos eram realizados pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) e havia um absenteísmo de mais 40% nos serviços. Com a confirmação digital, esse número foi reduzido pela metade. “É importante ressaltar também que, após a implantação da Filipeta Digital, o ACS pode atuar mais ativamente nas ações voltadas para a Estratégia de Saúde da Família e de vacinação”, observa.

 

TELEATENDIMENTO
Implantado durante a pandemia, o teleatendimento é mais um serviço que permanece disponível aos pacientes de São Bernardo, com expansão para as áreas de telematriciamento e teleregulação, que agilizam os processos de prioridade nos casos de urgência e emergência e dão celeridade aos casos eletivos. Recentemente, dois projetos pilotos foram testados, tanto na Atenção Básica como na Urgência e Emergência e se mostraram bastante eficazes na redução das filas de espera.

 

NOVOS EQUIPAMENTOS
Além da agilidade no atendimento ao paciente trazida pela tecnologia, a Prefeitura entregou o novo Hospital Anchieta e o Hospital de Urgência – posteriormente denominado Mauricio Soares de Almeida –, que foram referência na região para o tratamento de Covid-19. Ambos os equipamentos reforçaram a cidade com novos leitos, fortalecendo a rede municipal. Atualmente, todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura voltou a ser executado pelo Hospital Anchieta, inclusive com a primeira máquina de radioterapia municipal da região do Grande ABC.

Durante a pandemia, antes de retomar a vocação original de urgência e emergência, o Hospital de Urgência salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias, desde o seu primeiro dia de funcionamento, sendo o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.

 

RECONHECIMENTO
São Bernardo foi apontada pelo Instituto Votorantim como a cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de São Paulo. A eficácia do município foi atribuída às medidas implementadas pela Administração municipal, como o rigor nas regras de distanciamento social, rastreabilidade de casos, orientações preventivas e assistência social ofertada à população.

 

VACINAÇÃO
Apesar do fim da emergência da crise sanitária, a vacinação segue como a principal ferramenta de enfrentamento da doença. Até o momento, a cidade já aplicou 2.530.358 doses da vacina contra a Covid-19. Atualmente, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível em todas as pessoas com 18 anos ou mais. O novo imunizante, elaborado para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes, é ofertado em todas as 33 UBSs.