Começa programação anual de capacitações técnicas no Complexo Irmã Dulce

Publicado em: 27/02/2015

O setor de Educação Continuada do Hospital Municipal Irmã Dulce deu início à série de apresentações técnicas dentro do cronograma anual de capacitações. As palestras, treinamentos e aulas são dirigidos a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do hospital, Pronto-Socorro Central e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara. Alguns dos eventos serão realizados em parceira com a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), sendo abertos a profissionais da rede básica e de especialidades do Município.

Responsável pelo setor, a enfermeira Fabiana Dourado pontua que os temas abordados ao longo de cada ano são definidos a partir da demanda dos próprios profissionais que trabalham no complexo, de acordo com as necessidades de cada setor. “O treinamento visa atualizar conceitos, prevenir erros e tirar dúvidas”, explica a enfermeira. “Além disso, buscamos comparecer aos setores para a orientação ‘in loco’ das equipes”.

O ciclo foi aberto em janeiro com treinamento sobre equipamentos utilizados no atendimento neonatal (voltado a recém-nascidos), com a participação dos profissionais que atuam no Centro Obstétrico, Maternidade, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e UTI Pediátrica. O gerente comercial da empresa que comercializa os equipamentos, Rafael Morimoto, conduziu palestra e demonstrações práticas no anfiteatro, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento, manutenção e limpeza de incubadoras, berços aquecidos e biliberços (para fototerapia). “Esse treinamento é importante para reciclar o conhecimento dos profissionais, principalmente dos novos funcionários, quanto aos equipamentos que utilizam”, disse Morimoto.

Além de palestras no anfiteatro, o setor de Educação Continuada promoverá treinamentos nos próprios locais de trabalho, a cargo da equipe multidisciplinar. Em fevereiro, a programação inclui orientações da equipe de fonoaudiologia na Pediatria e treinamento sobre curativos em úlceras diabéticas, extensivo à rede municipal, no anfiteatro. Em março e abril, destaque para apresentação sobre Política Nacional de Humanização, para as equipes do complexo e da rede municipal.