Comissão de humanização prepara novidades no “Irmã Dulce”

Publicado em: 17/01/2014

A Pediatria e outras unidades do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande terão atuação mais ampla do voluntariado neste ano. É o que afirma a presidente da Comissão de Humanização, a assistente social Renata Carvalho, que oferece suporte técnico ao Grupo Feliz, composto atualmente por 40 voluntários que se dedicam a várias frentes no atendimento aos pacientes do hospital de Praia Grande, que atende 100% SUS.

“A recente ampliação do nosso quadro de voluntários permitirá que se trabalhe mais intensamente na Pediatria, não apenas com atividades para as crianças na Brinquedoteca, como em ações para as mães que as acompanham, podendo, inclusive, incentivá-las na geração de renda”, explica Renata. “Temos projetos para outras alas, como artesanato para pacientes de longa permanência. Na Psiquiatria, que já conta com música, estaremos discutindo outras iniciativas com a equipe do local”.

Em evento alusivo ao Dia Internacional do Voluntariado, em 5 de dezembro, o grupo fez balanço das ações desenvolvidas em 2013 e o planejamento para 2014. “Na oportunidade, pontuamos as ações realizadas e discutimos outras, como a expansão do atendimento ao Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas (que faz parte da estrutura do hospital), dois dias por semana. Os voluntários auxiliam pacientes de retorno (pós-cirúrgico) em cadeiras de rodas e em outras situações”, informa. “Tivemos ainda palestra sobre relações interpessoais, que reforça o treinamento que eles recebem antes de começar a atuar”.