Comitiva da FMABC discute campos de estágio com a Prefeitura de São Bernardo

Publicado em: 20/04/2022

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu na manhã desta quarta-feira (20/4), no gabinete do Executivo, visita do reitor do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC, David Uip, do vice-reitor da instituição, Fernando Fonseca, e do representante do Diretório Acadêmico do Centro Universitário, Fernando Camelo, ao lado de outras autoridades ligadas à FMABC, para tratar de documento protocolado na Prefeitura que manifesta a preocupação sobre eventual perda de campos de estágio da faculdade na região.

Ao lado do secretário municipal da Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, o prefeito Orlando Morando assegurou que esse risco não existe na cidade. Sustentou que segue plano de ampliação do campo de estágio com o crescimento de São Bernardo no atendimento à saúde pública e, em um próximo passo, com a entrega do Hospital da Mulher, cuja inauguração está prevista até o fim deste ano. O chefe do Executivo declarou empenho visando que essa situação não ocorra em outras cidades, principalmente as instituidoras da faculdade e da Fundação do ABC.

A reunião foi proposta pela reitoria da instituição. A FMABC foi instituída em 1969, fruto do esforço conjunto de São Bernardo, Santo André e São Caetano para criação de uma faculdade de medicina paulista. Durante a reunião, foi retratada a temeridade que o vínculo, até então umbilical com as cidades, possa ser quebrado. Os representantes da instituição foram categóricos que não vão admitir a perda de espaço de estágio, alegando, inclusive, que há compromisso não só com os alunos, mas também com o corpo docente e demais profissionais em prol da população.