Complexo de Saúde de SBC investe na qualificação de colaboradores

Publicado em: 13/06/2025

Iniciativas da gestão capacitam lideranças e profissionais da linha de frente, fortalecendo o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados nos equipamentos de saúde de São Bernardo

 

Programa já capacitou mais de mil colaboradores desde 2023

Com o compromisso de aprimorar continuamente os serviços prestados à população, o Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) vem investindo em programas estratégicos de qualificação voltados ao atendimento humanizado e de excelência nas unidades da rede. Entre os destaques, estão o Programa de Desenvolvimento: Excelência no Atendimento ao Cliente e o Projeto Piloto do Hospital de Urgência, conduzido em parceria com o coach Ronaldo Cavalli, especialista em desenvolvimento de lideranças e atendimento da Cavalli Treinamentos.

O Programa de Excelência no Atendimento ao Cliente, desenvolvido pela equipe de Treinamento e Desenvolvimento do CSSBC, já capacitou mais de mil colaboradores desde sua implantação, em 2023. O curso é voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento (em áreas não assistenciais), com o objetivo de sensibilizar e preparar cada colaborador para oferecer uma experiência positiva, acolhedora e eficiente aos usuários do sistema municipal de saúde.

Durante o treinamento, os participantes têm acesso a conteúdos que abordam desde a jornada do paciente até estratégias práticas de acolhimento, como o uso do “Mapa da Empatia” e a abordagem baseada na Estratégia Disney de Atendimento. Temas como escuta qualificada, humanização, expectativas do paciente e os pilares institucionais da excelência também são tratados em profundidade. Em 2025, estão previstas mais 13 turmas com foco nessa capacitação.

Já no Hospital de Urgência, o Projeto Piloto é direcionado a lideranças e assistentes administrativos que atuam diretamente nas recepções. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da linha de frente e a qualificação da equipe responsável por acolher os munícipes que utilizam os serviços do hospital. O projeto contempla sessões de coaching individual com gestores e profissionais-chave (gerência, coordenação e assistentes com maior tempo de casa), além de treinamentos em grupo com os 17 colaboradores diretamente ligados ao processo de recepção. A condução do projeto é realizada por Ronaldo Cavalli.

As ações refletem o compromisso da atual gestão com a valorização das equipes e com a oferta de um atendimento cada vez mais humano, eficiente e alinhado às expectativas dos cidadãos. Por meio dessas iniciativas, o CSSBC reafirma sua missão de colocar o paciente no centro do cuidado e consolidar uma cultura institucional de empatia, respeito, profissionalismo e corresponsabilidade.