Complexo Hospitalar de São Caetano conscientiza sobre evasão hospitalar

Publicado em: 07/06/2013

Cartazes estão sendo espalhados nos hospitais Márcia e Maria Braido, Albert Sabin e Hospital da Mulher

Iniciativa do Comitê de Bioética do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano, está em andamento projeto de conscientização sobre evasão hospitalar e recusa de tratamento. Com objetivo de orientar pacientes, médicos e familiares sobre direitos e deveres no ambiente hospitalar, a iniciativa promove reflexão sobre situações em que o paciente abandona ou recusa o tratamento médico ou ainda deixa a unidade sem conhecimento da equipe de saúde.

Os motivos que levam à evasão hospitalar e recusa de tratamento são diversos e vão desde questões pessoais até o julgamento do próprio paciente de que o tratamento não é adequado ou necessário a ele ou ao seu responsável legal. Por outro lado, nem todos ou usuários e funcionários conhecem legalmente os direitos da autonomia dos pacientes.

Os cartazes estão sendo espalhados pelo Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano, que é formado pelos Hospitais Márcia e Maria Braido, Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital da Mulher) e Hospital de Emergências Albert Sabin. Cada cartaz possui informações sobre como ocorrem a evasão hospitalar e a recusa de tratamento, inclusive em casos de pacientes menores de idade. Há ainda indicações das providências que devem ser tomadas pela equipe médica, como na necessidade de acionar o Ministério Público.

Segundo o Presidente do Comitê de Bioética e chefe da UTI Pediátrica do Hospital Márcia Braido, Walter Perez Scaranto, para ser elaborado, o projeto foi discutido e revisado em diversas reuniões multiprofissionais no âmbito do Comitê de Bioética. “Contamos com participação de advogados e diversos especialistas para tratar o assunto de forma correta, conscientizando pacientes e familiares sobre autonomia, direitos e deveres. Além disso, pretendemos coletar mais dados sobre a evasão hospitalar e recusa de tratamento, a fim de melhorar o controle sobre a situação a partir de ações específicas”, planeja Scaranto.

Palavras-chave:
Warning: Undefined variable $htmlTags in /home/storage/4/2d/71/fuabcorgbrprovis1/public_html/wp-content/themes/fuabc_bom/single-noticias.php on line 31
Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano, conscientização, evasão hospitalar, recusa de tratamento