Complexo de São Caetano realiza Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicado em: 24/10/2022

Dividido entre outubro e novembro, evento terá entre os destaques a palestra de Flávia Assis, participante do programa No Limite, sobre “Equilíbrio corporal com massoterapia”

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Caetano, o Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul (CHMSCS) programou para os dias 24 e 25 de outubro e 23, 25 e 29 de novembro a 8ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a SIPAT. Ao todo serão 19 palestras sobre temas bastante diversificados, com a finalidade da promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente no ambiente ocupacional.

Entre os destaques da programação está a palestra da ex-jogadora profissional de vôlei, participante do programa No Limite 2022 e massoterapeuta, Flávia Assis, sobre “Equilíbrio corporal com massoterapia”. Para outubro, também ocorreram palestras sobre “Riscos da cirurgia bariátrica”, “Cuidados com os pés”, “Meio ambiente e sustentabilidade”, “Doenças infectocontagiosas e sexualmente transmissíveis”, “Assédio moral” e “Saúde bucal”.

Para novembro estão pautados dois encontros sobre assédio moral, três sobre saúde bucal, duas palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade, além dos temas “ Saúde mental pós-Covid”, “Alimentação saudável”, “Promoção da saúde e prevenção de doenças”, “Porque cuidar dos pés” e “Equilíbrio corporal com massoterapia”. Os encontros serão divididos entre o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Hospital Municipal Maria Braido.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma das atividades anuais obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. A CIPA tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.