Complexo Hospitalar de SBC implanta intranet

Publicado em: 26/07/2013

Todos os funcionários do Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo com acesso a computadores acabam de ganhar nova ferramenta de comunicação interna. Trata-se da intranet, pela qual é possível disseminar protocolos e regulamentos, emitir informes do departamento de Recursos Humanos, passar notícias, informações sobre eventos e outros dados relevantes aos colaboradores, de maneira rápida e eficaz.

Como o próprio nome sugere, a intranet do CHMSBC é restrita à rede interna de computadores do complexo. Instalada como página principal dos navegadores de internet, a novidade pode ser acessada de qualquer máquina do Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário e Hospital e Pronto-Socorro Central. “Aproveitamos o potencial da intranet para estruturar os meios de comunicação no Complexo. Criamos e implantamos a Política de Tecnologia da Informação e Comunicação, que está disponível no novo portal interno e traz orientações sobre como criar e usar e-mails, login de identificação e uso de telefones, entre outras ferramentas”, detalha Marília Tristan Vicente, assessora da Superintendência.

A fim de aproximar os colaboradores e estimular a utilização, a intranet também permite interatividade – ou seja, os funcionários podem sugerir notícias e a inclusão de informações que consideram relevantes, participando ativamente do abastecimento do portal.

Outra área presente reúne informações globais sobre a rede de saúde de São Bernardo. O espaço de serviço apresenta todas as unidades públicas da cidade e explica a dinâmica de funcionamento do sistema, inserindo o colaborador no contexto da saúde municipal. “Consideramos importante situar nossos funcionários dentro de uma rede de saúde tão ampla e interligada, a fim de que saibam quais caminhos levam os pacientes a cada unidade”, completa Marília Tristan.

Toda a plataforma, interface e conteúdo da intranet foram desenvolvidos internamente pelos colaboradores Robson Carnaúba, da área de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (GESTIC), e Paula Franciscani, do setor de Comunicação.

 

Nova logomarca

A inauguração da intranet foi acompanhada pelo lançamento oficial da nova logomarca do Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo. A chegada do Hospital de Clínicas José Alencar e sua abrangência na saúde regional levaram o município a repensar a identidade visual do CHMSBC. A nova logomarca é inspirada em conceito mais moderno sobre saúde, entendida como a união de pelo menos cinco eixos: hospital, medicina, acolhimento, bem-estar e saúde propriamente dita. “Procuramos fugir da imagem tradicional da cruz, que geralmente remete à morte, e trabalhamos a simbologia do acolhimento”, define o superintendente do Hospital Anchieta.

O “H” de hospital foi estilizado na forma de abraço e ganhou círculo superior, simbolizando a imagem de uma pessoa que pode ser tanto o acolhedor (funcionário da saúde) quanto o acolhido (paciente). As cores vermelho e amarelo foram escolhidas por representarem energia e bem viver. A ideia é ir além da imagem de um ambiente de cura, mas que transmita atenção, respeito e acolhimento.

Juntamente com a oficialização da logomarca na intranet, está em andamento a implantação da nova identidade visual em uniformes, enxovais, papelaria e sinalização externa. Na página interna estão detalhadas informações sobre como utilizar a logomarca, além de área com fotos de setores que já adotaram a novidade, entre os quais enxovais das unidades, uniformes de vigilantes, porteiros e motoristas. A expectativa é de que até o final do ano todos os funcionários de recepção do Complexo também já estejam uniformizados com o novo logo.