Complexo Irmã Dulce de Praia Grande completa 8 anos

Publicado em: 19/08/2016

Uma missa celebrada em 3 de agosto pelo padre José Carlos Adriano, mais conhecido como Padre Adriano, da paróquia Santo Antonio, comemorou o aniversário de 8 anos do Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande e da gestão da Fundação do ABC à frente do equipamento de saúde. Além de funcionários, a cerimônia contou com participação de membros da Pastoral da Saúde, que realiza atividade voluntária na unidade.

Cerimônia foi organizada pela Pastoral da Saúde, que realiza atividade voluntária nas unidades mantidas pela FUABC

Cerimônia foi organizada pela Pastoral da Saúde, que realiza atividade voluntária nas unidades mantidas pela FUABC

Além do Hospital Municipal, a FUABC administra o Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – a UPA Samambaia – e, neste ano, também passou a gerenciar a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva, a Nefro/PG.

O hospital, antes denominado Ação Médica Comunitária, era conhecido como Santa Casa e, devido à sucessivas crises financeiras, a partir do ano 2000 sofreu intervenções do Governo Municipal no período de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Para oferecer à população atendimento hospitalar de qualidade, foi proposta a administração por uma organização social competente para gerenciamento de um novo estabelecimento, em prédio construído com recursos da Prefeitura.

Inaugurado em 16 de maio de 2008, o Hospital Municipal passou a se chamar Irmã Dulce. No início de agosto daquele ano, por meio de acordo entre a Prefeitura de Praia Grande e Governo do Estado, passou a ser administrado pela Fundação do ABC. O nome escolhido para a unidade homenageia a religiosa por sua dedicação à população carente e empresta à instituição a bandeira da humanização como principal característica para a busca constante da prestação de serviço de qualidade.

REFERÊNCIA NO SUS

Atendendo 100% no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Irmã Dulce reúne conforto nas instalações, organização de fluxos e serviços bem estruturados. Possui centro cirúrgico adequado para atender emergências e cirurgias eletivas. Conta ainda com UTIs (Adulto, Pediátrica e Neonatal) e um hospital-dia, que agiliza pequenos procedimentos cirúrgicos. Ao todo são 219 leitos, sendo 143 sob responsabilidade do município e 76 contratualizados pelo Estado.

O atendimento em várias especialidades beneficia mais de 800 mil moradores do Litoral Sul e Vale do Ribeira, acumulando níveis de satisfação que ultrapassam o patamar de 90%, ano após ano, em pesquisas realizadas junto aos pacientes.

Em nota, a Pastoral da Saúde cumprimentou os profissionais e a Diretoria do Irmã Dulce pelos serviços prestados à população: “A parceria do Governo Municipal de Praia Grande com a Fundação do ABC fez história na cidade ao disponibilizar um serviço relevante de saúde, que de tão qualificado se tornou referência regional no atendimento pelo Sistema Único de Saúde nas unidades mantidas pelo complexo, atraindo diariamente grande volume de pacientes de municípios vizinhos”.