Complexo Irmã Dulce promove palestra de conscientização sobre câncer de próstata

Publicado em: 22/12/2016

O Brasil deve contabilizar neste ano saldo de pelo menos 61 mil novos casos de câncer de próstata em homens com idade acima de 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). No ‘Novembro Azul’, mês dedicado à conscientização sobre a doença, o alerta foi apresentado durante palestra viabilizada pelo Rotary Club Praia Grande Novo Tempo e a Diretoria do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Preconceito e falta de informação podem explicar os motivos pelos quais o câncer de próstata faz tantas vítimas.

No mês da campanha de prevenção contra a doença, equipes se mobilizam em favor de maior conscientização

No mês da campanha de prevenção contra a doença, equipes se mobilizaram em favor da maior conscientização

Conforme o médico convidado para expor o tema, o urologista Igor Bovi, a maioria dos que desenvolvem a doença só busca ajuda médica após detectar seus sintomas, ou seja, quando a doença se manifesta. A resistência ao exame de toque retal por homens da terceira idade seria a principal resposta para o diagnóstico tardio, segundo Igor Bovi. Muitos não sabem que para diagnosticar um caso, além do toque retal, é preciso combinar o exame de sangue específico, o PSA. “Menos de 40% dos homens na faixa etária indicada fazem os exames regulares para detecção do câncer de próstata”, aponta.

A falta ou pouca informação favorece o desinteresse pelo diagnóstico precoce. Segundo o palestrante, o recomendável é o acompanhamento anual com o médico urologista.