Complexo SBC terá Semana de Prevenção de Acidentes

Publicado em: 30/08/2013

O Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo organiza em setembro e outubro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), cujo tema deste ano será “Segurança gera qualidade de vida”. No Hospital Anchieta, as atividades ocorrem de 2 a 6 de setembro. Já o Hospital Municipal Universitário recebe o evento entre 23 e 27 de setembro, enquanto o Hospital e Pronto-Socorro Central será contemplado entre 14 e 18 de outubro.

Entre as ações programadas constam palestras, teatro, desfile de EPIs, ginástica laboral, alimentação saudável, motivação e autoestima. Além disso, será montado estande nos anfiteatros dos hospitais com diversos folders, exposição de fotos, auriculoterapia, reflexologia e orientações sobre saúde bucal, entre outras atividades.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é obrigatória nas empresas, segundo legislação do Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se de evento anual, que deve ser organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) / SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho), com intuito de orientar funcionários sobre itens importantes relacionados à saúde, qualidade de vida e direitos do trabalhador, além de segurança e prevenção de acidentes no trabalho. A conscientização gira em torno de tema central definido pela própria empresa, que pode ser abordado em forma de palestras, treinamentos ou até mesmo de atividades lúdicas como números teatrais, de dança ou musicais.