Conselho da FUABC elege Presidência para mandato complementar 2022-2023

Publicado em: 11/08/2022

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes foi eleito por unanimidade e terá como vice a médica Dra. Maria Odila Gomes Douglas

 

Na posse da nova Presidência da FUABC, Dra. Maria Odila Gomes Douglas e Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

O Conselho de Curadores da Fundação do ABC elegeu em 11 de agosto, em reunião extraordinária, a nova Presidência da entidade para a complementação do mandato 2022-2023 da Dra. Regina Maura Zetone Grespan, que renunciou em abril. A nova Diretoria da FUABC foi eleita por unanimidade. Tem como presidente o advogado Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes e como vice a médica Dra. Maria Odila Gomes Douglas. O cargo de secretário-geral será ocupado pelo advogado Bruno Vassari.

Procurador-Geral do Município de São Bernardo do Campo, Dr. Luiz Mário foi presidente da FUABC no mandato 2018-2019 e esteve como vice nas gestões 2020-2021 e início de 2022-2023. Ao reassumir a Presidência, o dirigente cumprimentou a Dra. Maria Odila pela eleição e ressaltou o grande desafio do Conselho Curador na condução dos próximos passos da instituição.

“A FUABC é um valor de todos, liderada por todos que estão aqui, e temos um grande compromisso com a sociedade. Registro meu compromisso com a Dra. Odila de, em absolutamente tudo, ela estar compartilhando e trabalhando conosco para o melhor da Fundação. Esse é um compromisso que tenho construído junto a todas as presidências enquanto estive como vice-presidente, com olhar especial para o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Nesse sentido, também vejo com bastante significado a posição da Dra. Odila na vice-Presidência, que tem sua origem e é professora na FMABC”, destacou Dr. Luiz Mário.

O novo presidente lembrou, ainda, da importância dos curadores e da Direção da FUABC em estarem dedicados ao exercício do cuidar. “Peço que haja por parte de todos nós esse cuidado com a Fundação, o zelo com a instituição e com a FMABC, e com as missões que nos são estabelecidas, mais do que pela nossa vontade, mas pela lei e pela sociedade”, concluiu.

Por sua vez, Dra. Maria Odila Gomes Douglas agradeceu o voto de confiança, reforçando a importância do apoio maciço do Conselho à nova Direção. “Chegamos com vontade de trabalhar e melhorar a condição que estamos hoje. Ninguém faz nada sozinho e por isso temos esse grupo de pessoas aqui para estarmos juntos trabalhando”, acrescentou.

REFERÊNCIA EM GESTÃO E SAÚDE

Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Anualmente, a rede de saúde da Fundação do ABC realiza mais de 11 milhões de consultas e atendimentos, além de 133,6 mil cirurgias, 87 mil internações e 18,9 milhões de exames e procedimentos.