Construção de novos hospitais em São Bernardo começa em 2015

Publicado em: 16/01/2015

A construção do Hospital de Urgências e do Hospital da Mulher, que integrarão o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, deve ter início no segundo semestre de 2015. É o que prevê a Secretaria de Saúde de São Bernardo. As obras fazem parte do projeto de fortalecimento da rede municipal, que contará com 160 milhões de dólares em investimentos, com recursos municipais e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Hospital de Urgências substituirá o Hospital e Pronto-Socorro Central (HSPC) e será construído na Rua Joaquim Nabuco, ao lado do HPS Central, onde funcionava a antiga sede da Secretaria de Saúde, de modo que não será necessário interromper as atividades da unidade durante o período de obras.

Já o Hospital Municipal Universitário (HMU) será transformado em Hospital da Mulher. O atual prédio receberá obras de reforma e ampliação para incorporar o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), que hoje funciona no bairro Santa Terezinha. Novo prédio para o hospital será erguido ao lado. Com isso, a maternidade terá capacidade para realizar 100% dos partos da rede pública do município, já que atualmente cerca de 20% das parturientes precisam ser transferidas para unidades fora da cidade.

A Câmara Municipal aprovou, em sessão extraordinária realizada dia 22 de outubro, a autorização para que o município contraia empréstimo de 80 milhões de dólares com o BID, com contrapartida de igual valor por parte da Prefeitura. A autorização do Legislativo é um dos requisitos para que o Tesouro Nacional aprove o contrato, que também será apreciado pelo Senado.

A Secretaria de Saúde avalia que, até o final do primeiro trimestre de 2015, a tramitação do processo em Brasília já tenha sido concluída para que as obras e medidas previstas tenham início entre julho e agosto do próximo ano.

Melhorias e ampliação

Além dos dois novos hospitais, parte dos investimentos será usada para completar a informatização da rede municipal. Serão adquiridos equipamentos de tecnologia da informação e haverá ampliação da capacidade de armazenamento e velocidade dos dados informatizados, além da conclusão do cabeamento de rede. Com isso, o sistema de informatização estará integrado em todos os serviços de saúde, permitindo a elaboração de prontuário e agendamento eletrônicos.

Também fazem parte do projeto a reforma da Policlínica Rudge Ramos e a compra de equipamentos para essa unidade, assim como para as policlínicas Alvarenga e Centro. O restante dos recursos será aplicado no desenvolvimento e implementação das linhas de cuidado materno-infantil, hipertensão arterial sistêmica e do diabetes, incluindo a capacitação de profissionais e consultorias técnicas de apoio.