Construção do Hospital de Urgência de São Bernardo começa neste ano

Publicado em: 08/07/2016

Em substituição ao Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC), São Bernardo irá construir um novo hospital para o atendimento de urgências e emergências do município. As obras do Hospital de Urgência (HU) deverão ter início em setembro e serão custeadas integralmente com recursos de empréstimo contraído junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A construção do novo hospital é necessária porque o HPSC é um prédio com mais de 43 anos, que não comporta mais ampliações ou adequações em sua estrutura.

Novo prédio terá 17.500 m2 de área construída, sete pavimentos e número de leitos 46% maior do que capacidade atual

Novo prédio terá 17.500 m2 de área construída, sete pavimentos e número de leitos 46% maior do que capacidade atual

Em 2010, o atual PS Central passou por reforma, que incluiu pintura externa e interna, troca de piso, substituição de equipamentos e móveis, ampliação do número de leitos e uma série de outras adaptações para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e de conforto aos pacientes e familiares. Trata-se da unidade hospitalar que recebe a maior demanda de usuários da cidade, cerca de 900 pessoas por dia.

O novo hospital será erguido na área contígua ao atual HPSC, em terreno delimitado pelas ruas Joaquim Nabuco, Secondo Modolin e Cacilda da Cruz Ferreira. A entrada principal será pela Rua Joaquim Nabuco e as ambulâncias terão acesso pela Rua Secondo Modolin. O novo prédio terá 17.500 m2 de área construída, enquanto o atual edifício do PS tem apenas 5 mil m2.  Além disso, o projeto prevê a construção de uma praça que irá acomodar adequadamente o ponto de ônibus e a área reservada aos táxis.

O PS Central continuará funcionando normalmente durante o período de obras. A primeira etapa será a demolição do imóvel que fica na Rua Joaquim Nabuco, hoje ocupado por uma base do SAMU e pelo Serviço de Transporte Sanitário. Quando o novo prédio estiver concluído, todos os serviços do atual HPSC serão transferidos para lá. O atual prédio do PS Central, por sua vez, provavelmente abrigará a sede administrativa da Secretaria de Saúde.

O projeto do HU prevê a construção de um edifício de sete pavimentos (térreo mais seis andares), além de um prédio auxiliar para abrigar uma base do SAMU. Contará ainda com três salas cirúrgicas e um total de 226 leitos de internação, sendo 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica. O pronto atendimento do novo hospital terá ainda 40 poltronas e o número de leitos do novo hospital será 46% superior à capacidade atual do HPSC.

REFERÊNCIA EM ARQUITETURA

Elaborado pelo escritório SPBR Arquitetos, sob a coordenação do arquiteto Ângelo Bucci, o projeto arquitetônico do HU preocupa-se com a sustentabilidade e a humanização dos ambientes. Nesse sentido, o edifício privilegia a iluminação e a ventilação natural, além de contar com recepções amplas e esperas distintas dos pacientes pediátricos e adultos por caminhos diferentes.

O projeto arquitetônico do Hospital de Urgência de São Bernardo foi o único do Brasil a ser selecionado para o respeitado catálogo de arquitetura Global Architeture Document, de 2015, editado no Japão. Esse catálogo reúne 30 projetos arquitetônicos do mundo inteiro, que apresentam propostas inovadoras na área de arquitetura.

O arquiteto Ângelo Bucci disse que a elaboração do projeto foi precedida de sucessivas reuniões com os diretores do Complexo Hospitalar e depois exclusivamente com as equipes do Pronto-Socorro Central para que os profissionais indicassem suas necessidades. “A nossa pretensão é que o projeto do Hospital de Urgência contemple os anseios desses profissionais e que eles se reconheçam no novo prédio”.

O empréstimo com o BID no valor de 59 milhões de dólares envolve não só a construção do HU, como a construção do Hospital da Mulher, que substituirá o atual Hospital Municipal Universitário (HMU), e a conclusão do processo de informatização de toda a rede pública de saúde. Para a construção e compra de equipamentos para o HU serão investidos 38,9 milhões de dólares (cerca de 136 milhões de reais), com recursos integrais do BID. Já para o Hospital da Mulher e a informatização estão previstas contrapartidas do município, que também buscará recursos junto aos governos estadual e federal.