Contra o câncer de pele, ‘Dezembro Laranja’ terá exames gratuitos no ABC

Publicado em: 28/11/2017

Organizada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina
do ABC, ação em Santo André será neste sábado, 2 de dezembro

 

Das 9h às 15h, a população terá à disposição consultas gratuitas com especialistas e poderá realizar o exame preventivo

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) organiza neste sábado (2 de dezembro) a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que integra os trabalhos do movimento “Dezembro Laranja”. Serão mais de 130 postos de atendimento em todo o Brasil, com envolvimento de cerca de 3.000 dermatologistas voluntários. No Grande ABC, pelo 19º ano consecutivo, o mutirão será coordenado pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC. A expectativa é de que pelo menos 300 pacientes da região compareçam ao Instituto da Pele da FMABC, no próprio campus universitário (Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral – Santo André). Das 9h às 15h, a população terá à disposição consultas gratuitas com especialistas e poderá realizar o exame preventivo.

Sob o slogan “Se exponha mas não se queime”, a campanha deste ano pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que o filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, mas também alerta para a prevenção nos momentos de lazer.

Os interessados participarão inicialmente de palestra de 15 minutos sobre os riscos para o câncer de pele e as formas de prevenção. Em seguida, todos passarão por atendimento específico, com realização de exames dermatológicos e de dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas). Casos suspeitos serão encaminhados para tratamento na rede pública municipal ou no próprio Instituto da Pele da Faculdade de Medicina do ABC.

Causada pelo efeito cumulativo da radiação solar, a doença normalmente se manifesta na população acima de 50 anos. “É importante que as pessoas se conscientizem da necessidade da prevenção e passem periodicamente por avaliação dermatológica. A maioria dos casos de câncer de pele é fácil de tratar e curável. O importante é buscar o diagnóstico precoce para proporcionar melhor prognóstico”, explica a professora de Dermatologia da FMABC, Dra. Cristina Laczynski, que coordena a campanha no ABC Paulista.

Cerca de 30 profissionais da FMABC estarão envolvidos nos atendimentos, entre dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.

ALTA INCIDÊNCIA

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Conforme detalhado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem diferentes tipos de câncer da pele, que podem se manifestar de formas distintas. Os mais comuns são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelu­lar – chamados de cânceres não melanoma –, que apresentam altos índices de cura quando diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o câncer de pele mais incidente é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele – o tumor de maior incidência no país. Atenta a este elevado índice, a SBD desenvolve desde 2014 o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continuará durante todo o verão, com ações na internet, nas ruas, praias e parques.

As principais características de risco para o câncer de pele são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas. Todos que possuírem qualquer sinal suspeito devem comparecer à campanha.

O horário que apresenta risco mais acentuado de exposição ao sol é entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. O filtro solar (fator de proteção de no mínimo 30) ainda é um dos principais meios de proteção contra raios solares e deve ser passado a cada duas horas ou logo após a entrada na água. O uso de bonés, chapéus e camisetas escuras, que absorvem a radiação solar e diminuem a exposição direta da pele ao sol, também é recomendado pelos dermatologistas, assim como óculos escuros com lentes de boa qualidade.