Controle de infeccção traz alunos ao Hospital Bertioga

Publicado em: 18/01/2013

As ações de controle de infecção hospitalar no Hospital Bertioga-FUABC motivaram visita de alunos de Segurança do Trabalho do SENAC. Outros temas como uso de equipamentos de proteção individual, notificação de acidente de trabalho e de percurso, medicina do trabalho, separação de lixo e procedimentos de esterilização de instrumentos cirúrgicos figuraram entre os principais interesses do grupo, que esteve no hospital em 10 de janeiro último.

Os estudantes foram acompanhados pela Enfermeira de Educação Permanente, Ana Paula Martins, e pelo docente do curso André Luiz Rodrigues de Mello. “Usar EPIs e ter as vacinas em dia são as melhores barreiras de proteção de um profissional da saúde”, afirmou Ana Paula sobre a importância dos cuidados pessoais. A aula contou com 25 alunos, que puderam tirar dúvidas com supervisores de setores.

O professor do SENAC alertou sobre a contaminação cruzada, a importância do simples ato de lavar as mãos e da prevenção: “A desinformação de um acompanhante ou de um profissional pode representar sério risco para o paciente. Não fugimos desta realidade de controle de contaminação em um restaurante, por exemplo”, explicou André Mello.

 

Segurança do Trabalho

O curso do SENAC tem por objetivo formar profissionais responsáveis pela prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação sobre saúde e segurança dos trabalhadores. Esses profissionais atuam, por exemplo, nos SESMTs (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), atuando em empresas públicas e privadas.