Coordenador da CONEP participa de reunião científica no Grande ABC

Publicado em: 28/11/2014

A Faculdade de Medicina do ABC organizou nesta sexta-feira (28 de novembro) reunião científica conjunta do setor de Pós-graduação e da disciplina de Cardiologia, cujo destaque foi a participação do Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio – coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O convidado externo veio de Brasília (DF) para palestra sobre “Perspectivas do Sistema Comitês de Ética em Pesquisa – CONEP”. Com entrada gratuita, o evento teve início às 10h30 no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário em Santo André. O público-alvo foi composto por estudantes e profissionais da área da saúde, assim como demais interessados no tema.

Ligada diretamente ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa foi criada em 1996 como instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho. A CONEP tem como principal função o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições.

Entre as atribuições, também cabe à CONEP avaliar e acompanhar protocolos de pesquisas em áreas temáticas especiais, entre as quais a genética e reprodução humana, de novos equipamentos e dispositivos para a saúde, além de novos procedimentos e projetos ligados à biossegurança, por exemplo.