Coral com pacientes marca final de ano da Reabilitação Pulmonar da FMABC

Publicado em: 06/01/2017

O Centro de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 14 de dezembro confraternização de final de ano com cerca de 45 pacientes em tratamento, além de familiares e funcionários da FMABC. A festa ocorreu no anfiteatro Dr. David Uip e teve como ponto alto a apresentação do coral de pacientes, que executou a canção “Aquarela”, do compositor Toquinho.

Coral de pacientes executou a canção “Aquarela”, do compositor Toquinho

Coral de pacientes executou a canção “Aquarela”, do compositor Toquinho

“Pacientes com doenças respiratórias têm alta prevalência de ansiedade e depressão, que podem estar associadas a diferentes motivos. Além disso, a doença pulmonar pode levar a perdas em diversas áreas, como de lazer, social, profissional e interpessoal”, revela a terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação Pulmonar da FMABC, Juliana Oliveira, que acrescenta: “Uma das atividades que pode expressar o desenvolvimento psíquico e sociocultural é a música, pois agrega valores e significados provenientes dos desejos e dos sentimentos que vão desde o desenvolvimento individual até o social. Para nossos pacientes, participar da atividade de Canto Coral tem como principal benefício os fatores sociais e emocionais, potencializando os efeitos do tratamento de saúde”.

Além do coral, a confraternização também contou com apresentação de fotos com a retrospectiva de 2016, que incluiu registros do início do campeonato de pebolim humano e da viagem terapêutica ao Guarujá, palestras de nutrição e para cuidadores, grupos de cessação do tabagismo, curso de informática, festa caipira, atividades com alunos de pós-graduação da FMABC, sessões de ginástica em academia, aulas de artesanato e comemorações de aniversários, entre outras atividades.

O encerramento da festa foi marcado por homenagem à equipe terapêutica, que recebeu presentes dos pacientes, assim como por café da manhã de confraternização.

QUALIDADE DE VIDA

Vinculado à disciplina de Pneumologia, o Centro de Reabilitação Pulmonar funciona desde 2001 e realiza cerca de 1.000 atendimentos mensais. O local é destinado principalmente a adultos e idosos portadores de bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC, asma e outras patologias pulmonares. A maioria dos pacientes tem mais de 50 anos e apresenta muito cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar. Com trabalho contínuo de reabilitação, a melhora da força muscular chega a 30%, assim como a qualidade de vida e a independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor, praticam exercícios e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade.

Os atendimentos na FMABC ocorrem de segunda a sexta-feira no período da manhã, em sessões de exercícios que duram uma hora. Os grupos frequentam o espaço duas ou três vezes por semana – segundo a necessidade – e têm atividades em bicicleta ergométrica, de alongamento e reeducação postural, para fortalecimento de membros superiores e inferiores, assim como palestras educativas.