Coral com pacientes marca final de ano da Reabilitação Pulmonar

Publicado em: 19/12/2014

O setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 12 de dezembro confraternização de final de ano com cerca de 40 pacientes em tratamento, além de familiares e funcionários da FMABC. A festa ocorreu no anfiteatro Dr. David Uip e teve como ponto alto a apresentação do coral de pacientes, que executou a canção “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

“O coral é uma iniciativa que faz parte do projeto Superação, cujo objetivo é incentivar os pacientes a desenvolver atividades que, geralmente, pessoas com doenças pulmonares não realizam. Cantar pode parecer algo simples, mas é uma grande conquista para quem, muitas vezes, tem dificuldades até mesmo para falar”, garante a terapeuta ocupacional do setor e responsável pelos ensaios musicais, Juliana Oliveira.

A abertura do evento contou com apresentação de fotos com a retrospectiva do ano, que incluiu registros da viagem terapêutica ao Guarujá, aula de tênis com a professora convidada Laura Saracchi, oficina de reciclagem, fortalecimento muscular em academia de ginástica, dinâmica com psicóloga, palestra e dramatização para prevenção de quedas na terceira idade, entre outros.

“Contando ninguém acredita. Pacientes com enfisema pulmonar, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e outras patologias do gênero, que surfam, jogam tênis, dançam e cantam num coral. Esse evento de fim de ano e a retrospectiva das atividades são presentes para os pacientes e também para a equipe da Reabilitação Pulmonar, que muito se orgulha de todas essas conquistas”, considera o professor titular de Pneumologia da FMABC, Dr. Elie Fiss, que planeja: “Para 2015 pretendemos manter os atuais projetos e iniciar um campeonato de pebolim humano. Essa é uma sugestão dos próprios pacientes e já estamos levantando os custos para iniciar essa competição, que certamente integrará ainda mais os pacientes e a equipe terapêutica”.

O encerramento da festa de confraternização foi marcado por homenagem à equipe terapêutica, dança sênior envolvendo pacientes e convidados, além de café de manhã de confraternização.

Incentivo à qualidade de vida

Vinculado à disciplina de Pneumologia, o setor de Reabilitação Pulmonar funciona desde 2001 e realiza cerca de 1.000 atendimentos mensais. O local é destinado principalmente a adultos e idosos portadores de bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC, asma e outras patologias pulmonares.

A maioria dos pacientes da Reabilitação Pulmonar tem mais de 50 anos e apresenta muito cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar. Com trabalho contínuo de reabilitação, a melhora da força muscular chega a 30%, assim como a qualidade de vida e a independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor, praticam exercícios e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade. “A falta de ar e a dificuldade para realizar tarefas simples fazem com que os pacientes se isolem em casa, com medo de passar mal e dar trabalho”, explica a fisioterapeuta responsável pela Reabilitação Pulmonar da FMABC, Selma Denis Squassoni, que acrescenta: “O coral é mais uma ação que propomos dentro do projeto Superação, com intuito de mostrar aos pacientes que têm autonomia e são capazes de conviver normalmente em sociedade”.

Os atendimentos na FMABC ocorrem de segunda a sexta-feira no período da manhã, em sessões de exercícios que duram uma hora. Os grupos frequentam o espaço duas ou três vezes por semana – segundo a necessidade – e têm atividades em bicicleta ergométrica, de alongamento e reeducação postural, para fortalecimento de membros superiores e inferiores, assim como palestras educativas.