Crianças com câncer antecipam Carnaval

Publicado em: 05/02/2013

O Carnaval das crianças em tratamento no Ambulatório de Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC chegou mais cedo. O ambiente terapêutico deu lugar à descontração neste 5 de fevereiro, quando mais de 20 pacientes puderam brincar e dançar junto à equipe de saúde, familiares e voluntários.

Organizada pela Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC), a confraternização também contou com a alegria do grupo de palhaços voluntários da organização Anjos de Luz. Música, confete e serpentina não faltaram no Carnaval da Oncopediatria, que também teve decoração especial e espaço para pintura, além de distribuição de óculos coloridos, colares e máscaras, entre outros itens que garantiram animação à festa.

Não satisfeitos em pular Carnaval nas dependências da Oncopediatria, voluntários e crianças partiram com confetes e serpentinas para o saguão do Ambulatório de Dermatologia, onde cerca de 150 pacientes que aguardavam por consultas e cirurgias foram surpreendidos pelos foliões.

 

carnaval_2

 

 

 

 

 

 

Novidades em 2013

A AVCC começou o ano a todo vapor e já neste fevereiro dará início a trabalho em parceria com alunas de 4º ano de Medicina. Uma vez por semana, estudantes e voluntárias organizarão aulas com atividades manuais para pacientes e acompanhantes – como de origami –, além de promoverem jogos e sessões de relaxamento.

Outra novidade que acaba de ser implantada para os pacientes é a instalação de 3 videogames. “Sempre levamos desenhos infantis para exibir na sala de espera e durante a quimioterapia. Porém, alguns pacientes já estão na adolescência e não gostam muito desse tipo de entretenimento. Com os videogames, conseguimos atingir pacientes com mais idade”, detalha a voluntária da AVCC Kátia Dotto.