Curso de Farmácia da FMABC participa da ‘Campanha Nacional de Fotoeducação’ 

Publicado em: 30/11/2018

Alunos e professores orientaram população sobre cuidados com a pele e uso do protetor solar

Pelo quarto ano consecutivo, o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participou da “Campanha Nacional de Fotoeducação”. Trata-se de evento organizado pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, com o objetivo de promover a fotoeducação, reforçar o uso correto de protetores solares e prevenir o aumento da incidência do câncer de pele a partir da conscientização. A ação na FMABC teve apoio de alunos membros da Liga de Assistência Farmacêutica e ocorreu dia 27 de novembro, das 7h às 13h, no campus universitário, em Santo André.

Sob orientação das docentes Sonia Hix, Carla Pombal Bianchini e Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, com apoio da professora Ana Elisa Prado Coradi, a primeira parte da atividade ocorreu no Ambulatório de Oncologia da faculdade, e a segunda na área de espera de pacientes e acompanhantes, no Anexo III.

Professores e estudantes deram orientações gratuitas sobre o uso correto de protetores solares, cuidados com a pele e perigo da exposição à radiação solar. Também foram entregues panfletos explicativos, aplicados questionários de conhecimento do assunto e distribuídos amostras grátis de protetor solar.

DEZEMBRO LARANJA

A Prefeitura de Santo André e a Faculdade de Medicina do ABC realizam em 1º de dezembro (sábado) atendimentos gratuitos contra o câncer de pele. Trata-se da campanha “Dezembro Laranja”, organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O mutirão ocorrerá na Casa da Palavra, na Praça do Carmo, na região central do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima.

Das 9h às 15h, a população terá à disposição consultas gratuitas com especialistas e poderá realizar o exame preventivo. Casos suspeitos serão encaminhados para tratamento no Instituto da Pele da Faculdade de Medicina do ABC. Cerca de 30 profissionais da instituição estarão envolvidos nos atendimentos, entre dermatologistas, médicos residentes e alunos de Medicina membros da Lapac – Liga de Atendimento e Prevenção às Afecções Cutâneas.