Publicado em: 02/09/2016
Em parceria com o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) realizou em 27 de agosto o curso “Interferência de Medicamentos em Exames Laboratoriais”. Com inscrições gratuitas, a capacitação recebeu cerca de 80 participantes e teve lugar no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da FMABC.
Direcionado a farmacêuticos que atuam na área de análises clínicas ou de farmácia e drogaria, o treinamento das 9h às 18h esteve sob responsabilidade do Dr. Paulo Caleb – professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e coordenador de Comissão Assessora do CRF-SP.
O objetivo central do curso foi analisar os fármacos que interferem em exames laboratoriais de rotina, com ênfase nas possíveis alterações fisiológicas, que podem influenciar a conduta terapêutica correta. Entre os temas abordados constaram a interferência de fármacos no hemograma e nos exames do perfil da coagulação (TS, TC, TTAP e TAP), do perfil glicídico (glicemia de jejum, HbA1C), do perfil lipídico (colesterol, LDL, HDL, triglicérides) e do perfil tireoidiano (T3, T4 e TSH). Também houve explanação sobre aqueles que afetam exames do perfil hepático (ALT, AST, gama – GT, bilirrubinas e fosfatase alcalina) e do perfil renal (ureia, creatinina e ácido úrico).